site logo
 

PUBLICIDADE

img

Núcleo de Inovação da Natura comemora dois anos dois anos de atuação na Amazônia0 comentário

Moda e Beleza

Tamanho da fonte A A

Publicado em 30/07/2014 18:13


O Núcleo de Inovação Natura Amazônia (NINA) comemora dois anos de atuação na Amazônia no dia 16 de agosto. Neste período, a unidade da Natura realizou projetos que contribuíram para a inovação e desenvolvimento da Amazônia. Dentre elas, estão a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), a organização do Prêmio Ingredientes Vegetais Amazônicos e a expansão de parcerias junto às comunidades extrativistas da região. Com sede em Manaus (AM), o NINA faz parte do Programa Amazônia da Natura e tem como missão contribuir com o desenvolvimento do sistema regional de inovação através de sua atuação em rede, junto aos demais atores desse sistema, no desenvolvimento inovação a partir de oportunidades relacionadas à sociobiodiversidade amazônica.

Por meio da parceria com a FAPEAM, foram promovidas iniciativas conjuntas para o desenvolvimento de competências nos profissionais que desejam atuar no estado do Amazonas com a gestão da inovação e transferência de tecnologia. Atualmente, o NINA conta com quatro bolsistas que, ao mesmo tempo em que desenvolvem projetos de interesse para a companhia, ampliam competências para a inovação e o desenvolvimento tecnológico.

Para a bolsista Marta Siza, o grande diferencial é a oportunidade de vivenciar toda esta experiência dentro de uma empresa que é referencia nos segmentos de inovação e sustentabilidade. “Isso agrega muito mais valor ao conhecimento que estamos adquirindo aqui”, pontua. E a bolsista Juliana Barros, não pensou duas vezes para se candidatar. “Na academia nós vemos a teoria e aqui temos contato com a boa prática. Esse é o maior diferencial, poder desenvolver um projeto de formação dentro da empresa”, revela.

No mês de aniversário do NINA haverá uma apresentação formal dos resultados parciais desse programa para os principais executivos da Natura a diretoria da FAPEAM. “Na ocasião, também deverá ser ratificada entre as partes a continuidade do programa com objetivo de reforçar o desenvolvimento tecnológico, tão relevante para o sistema de inovação regional”, adiantou Costa.

No mês de julho também foi firmada uma parceria que irá oferecer mais de 30 bolsas de várias modalidades que serão implementadas nos projetos científicos desenvolvidos pela Natura e parceiros na região. “A parceria consolida o relacionamento desenvolvido com a FAPEAM ao longo dos dois anos do NINA e apresente saldo bastante positivo no que se refere à estratégia da Natura para alavancar projetos de desenvolvimento na Amazônia”, disse o gerente.

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de novas pesquisas, o NINA possui parcerias também com outras instituições locais: a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA).

Prêmio Ingredientes Vegetais Amazônicos- Outra ação do NINA focou na valorização do pesquisador e da sua pesquisa. No início do ano, a Natura anunciou a vencedora do Prêmio Natura Campus de Ingredientes Vegetais Amazônicos, a pesquisadora Ana Cristina da Silva Pinto, bolsista do Programa de Capacitação Institucional (PCI), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). A pesquisadora concorreu com o projeto de um repelente e inseticida natural no combate aos mosquitos da dengue e malária, tendo como ingrediente principal a pimenta-de-macaco (Piper aduncum).

Comunidades Extrativistas- A Natura elegeu a região amazônica como um dos territórios prioritários de sua expansão. Dentro de um modelo sustentável, sem colocar em risco a maior floresta tropical do mundo, a empresa obtém insumos para seus produtos e, em contrapartida, oferece uma série de benefícios às comunidades extrativistas. Somado ao mais recente empreendimento do Programa Amazônia na região, inaugurado em março deste ano, o Ecoparque, a nova fábrica de sabonetes da empresa, será possível triplicar a produção até 2015, ampliar o uso de insumos e reduzir os custos pela concentração do processo industrial próximo a cadeia de fornecimento.
 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]