site logo
 

PUBLICIDADE

img

Obesidade0 comentário

Colunas > Saúde

Tamanho da fonte A A

Publicado em 11/06/2013 13:01

 

A obesidade tem se tornado pandêmica nas ultimas décadas, atingindo países em todo o planeta, desde aqueles assim chamados de primeiro mundo ou desenvolvidos, passando pelos países em desenvolvimento e não poupando, nem mesmo, aqueles assim chamados de terceiro mundo ou subdesenvolvidos. Os números da OMS (Organização Mundial de Saúde) são assustadores. De 1980 até os dias atuais, o número de pessoas com sobrepeso e obesidade simplesmente duplicou. Temos hoje aproximadamente 2 bilhões de indivíduos adultos, acima de 20 anos, com sobrepeso, e quase 500 milhões de pessoas adultas com obesidade espalhadas pelos " quatro cantos " da Terra. 
 
Então quais seriam as causas do aumento exponencial desta patologia? São vários fatores envolvidos no desenvolvimento e manutenção da obesidade: genética, condições sócio-econômicas, culturais, etc. No topo das causas vem a dieta rica (em calorias) e desbalanceada e, sem dúvida, o sedentarismo voluntário e involuntário (carros automáticos, controles remotos, esteiras e escadas rolantes, vidros elétricos, etc ). 
 
Cerca de 65% da população mundial vive em países onde a obesidade mata mais do que o déficit de peso. E quais seriam as consequências da obesidade? Citarei apenas as mais contundentes, pois são muitas: doenças cardiovasculares, como AVC (acidente vascular cerebral) e IAM (infarto agudo do miocárdio); diabetes; artrose (degeneração das articulações); e alguns tipos de câncer (endométrio, intestino grosso e mama são mais freqüentes em obesos). 
 
Então, depreende-se que a obesidade deve ser encarada como uma verdadeira ameaça, com instituição de políticas de saúde e educação direcionadas, começando pelas escolas e passando pelos gabinetes dos burocratas, atingindo positivamente todas as faixas etárias da população. O tratamento adequado da obesidade deve ser realizado por meio de reeducação alimentar, incentivo de atividade física e, quando necessário, tratamento medicamentoso ou cirúrgico (dependendo do caso).
 
 

 

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

(62) 9946-0186

[email protected]