site logo
 

Professores da rede pública de Senador Canedo ampliam habilidades tecnológicas para incentivar a leitura entre os alunos0 comentário

Tecnologia

Tamanho da fonte A A

Publicado em 27/01/2015 13:40

-
 

-


Nos próximos dias 28 e 29 de janeiro, a equipe pedagógica da ONG Casa da Árvore iniciará a capacitação de uma nova turma de professores da rede municipal de educação de Senador Canedo para o desenvolvimento de aulas criativas explorando a cultura digital. O Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras é a primeira etapa do projeto “E se eu fosse o autor?” em 2015 e irá atender dez novas escolas neste primeiro semestre de 2015. A iniciativa da ONG tem a parceria da Prefeitura Municipal de Senador Canedo e o patrocínio da Petrobras S/A e em 2014 envolveu mais de 700 pessoas, entre alunos e professores.

Essa primeira etapa do Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras contará com 20 horas/aula, quando cerca de 10 professores irão explorar de maneira prática as dimensões de aprendizagem e, principalmente, de incentivo à leitura, existentes nas redes sociais, nas linguagens multimídia como mapas, vídeos, imagens e hipertextos.

O trabalho de estimulo ao desenvolvimento da vocação para inovação desta turma de professores e coordenadores escolares da rede municipal de Senador Canedo segue até o mês de junho. Após a formação inicial, cada professor contará com 4 horas atendimento individual, dentro do seu horário de trabalho, quando a equipe da ONG Casa da Árvore irá ajuda-los a ampliar habilidades tecnológicas e didáticas para mediação e avaliação dos projetos de aprendizagem desenvolvidos. O apoio do projeto segue até a execução das aulas desenvolvidas e na sistematização da experiência de execução em planos de aulas e objetos de aprendizagem que, ao serem compartilhados, poderão ser reaplicados por outros professores brasileiros.

Os professores que participaram do projeto em 2014 terão outra oportunidade para ampliar suas habilidades e desenvolver novas aulas criativas auxiliadas pelo projeto. No dia 30 a equipe pedagógica da ONG Casa da Árvore irá receber estes profissionais para novamente explorarem novas formas de desenvolverem suas aulas utilizando as tecnologias digitais.

Laboratório Criativo de Literatura e Tecnologia- Simultaneamente ao Laboratório de Práticas Pedagógicas Inovadoras, entre os dias 26 e 30 de janeiro a equipe do projeto “E se eu fosse o autor?” irá percorrer as escolas municipais de Senador Canedo para mobilizar alunos interessar em participar do Laboratório Criativo de Literatura e Tecnologia. Ao todo estão sendo oferecidas 20 novas vagas para crianças e adolescentes, matriculadas na rede municipal e com idade entre 9 e 14 anos. “Estamos estudando junto com a Secretaria Municipal de Educação a possibilidade de ampliar o número de turma e de vagas ainda neste semestre”, destaca Cavalcante.

Esta é a atividade oferecida para crianças e adolescentes no contraturno escolar dentro da Biblioteca Municipal Arlete Tenório de Castro. Ao longo do semestre, os alunos participam de 2 encontros semanais quando exploram a literatura e a leitura de uma maneira diferente. A obra literária e a experiência de leitura são os pontos de partida para a construção de uma aprendizagem participativa e criativa. A ideia geral é estimular a criação de novas histórias utilizando linguagens e processos característicos da cultura digital.

Acesse algumas aulas criativas desenvolvidas em 2014

Recursos Naturais e Fotografia - http://pt.slideshare.net/casadaarvore/recursos-naturais-e-fotografia-digital
Redes Sociais e Identidades Culturais - http://pt.slideshare.net/casadaarvore/redes-e-identidades-culturais-brasileiras
Somos o que comemos - http://pt.slideshare.net/casadaarvore/somos-o-que-comemos-cincias-leitura-e-redes-sociais
Dom Quixote Zapzap - http://pt.slideshare.net/casadaarvore/em-vov-dulce-prof-wilza-projeto-1

Veja o resultado da adaptação literária do livro “Os Invisíveis” criada pelos alunos - https://www.youtube.com/watch?v=n5a4KwrghMc

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]