site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

TV digital oferece recursos interativos0 comentário

Tecnologia

Tamanho da fonte A A

Publicado em 30/03/2017 09:00

 

Até 2018, todas as capitais e algumas cidades do interior do Brasil estarão adequadas ao novo padrão nacional de transmissões digitais de TV. Entre as vantagens do novo sistema, o sinal digital traz mais que qualidade de imagem e som. Uma das novidades é a interatividade, que oferece ao telespectador conteúdos adicionais que complementam a programação das emissoras.

 

Essas novas possibilidades permitem ao telespectador o acesso a conteúdos adicionais em menus interativos, como informações de bastidores, galerias de imagens do programa, anúncios de produtos relacionados, previsão do tempo e notícias em texto – tudo gratuitamente. Em Goiânia e região, algumas emissoras de televisão estão oferecendo os recursos interativos por meio do sinal digital, como a TV Câmara e Senado.

 

Para a TV Câmara, a televisão é o meio ideal para disponibilizar recursos interativos. Em 2017 será realizado um teste desse novo formato em que serão exibidos na tela através dos menus interativos: a pauta de votações do plenário, informações adicionais sobre os deputados que ocupam a tribuna, como contatá-los, o teor das emendas de plenário e as informações do processo legislativo.

 

Outro importante recurso da TV Digital é a multiprogramação, que possibilita assistir programas diferentes em um único canal de TV. O recurso é oferecido pela TV Senado e já está à disposição do telespectador.

 

Para Alberto de La Peña, coordenador de programação da TV Senado, “no caso dos canais público-institucionais, a multiprogramação representa um melhor aproveitamento do orçamento público em prol da sociedade. É entregar mais, de um modo melhor. Isso vale para os canais dos três poderes: legislativo, judiciário e executivo”.

 

Para a diretora da coordenação de Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, Evelin Maciel,“a multiprogramação é a ferramenta encontrada pelo Poder Legislativo para abrir o sinal de suas emissoras legislativas em um projeto associativo que busca universalizar o acesso da população a estes canais, ao menor custo para a sociedade brasileira”. 

 

“Inovar, hoje, na área da comunicação significa encontrar um sistema adequado aos novos tempos. A televisão precisa se transformar, mas mantendo a essência que a tornou a preferência nacional, presente em 98% dos domicílios brasileiros” comenta Nilson Roberto da Silva, gerente de projetos e relacionamento de rede da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]