site logo
 

PUBLICIDADE

img

2ª edição do Fotocine recebe professor Rodrigo Cássio0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 18/04/2018 07:35

 

O professor e pesquisador da Universidade Federal de Goiás (UFG) Rodrigo Cássio Oliveira será responsável pelo terceiro ciclo de palestras e workshops do Fotocine II, nesta quarta (18) e quinta-feira (19). Revisitando o conceito de mise en scène, ou seja, os elos estabelecidos entre a imagem fixa e a imagem em movimento usadas com a finalidade de representar as cenas seja no teatro ou no cinema, Cássio dá seguimento ao circuito que vem debatendo o diálogo entre cinema e fotografia com encontros na Universidade Estadual de Goiás (UEG).

 

Iniciado no último dia 04 de abril e com programação até o dia 03 de maio, o Fotocine reunirá profissionais do cinema, do audiovisual, da fotografia, das artes e da comunicação em encontros gratuitos com o público com o objetivo único de debater as relações existentes entre estas duas das mais encantadoras e populares manifestações artísticas do mundo moderno. O novo endereço, o Campus Laranjeiras da UEG, que proporciona um número maior de vagas, será a novidade desta segunda edição do projeto.

 

Esta será a terceira de uma série de cinco ciclos de encontros semanais, às quartas e quintas-feiras, sempre com um profissional diferente. Ana Rita Vidica, Fabrício Cordeiro, Jarleo Barbosa, Rodrigo Cássio e Rafael de Almeida, nomes conhecidos da fotografia no circuito goiano, serão os responsáveis deste ano do projeto voltado para o pensar crítico e analítico em torno do fazer fotográfico.

 

Rodrigo Cássio é doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisa na linha de Estética e Filosofia da Arte, e possui mestrado em Comunicação e Cultura, licenciatura em Filosofia e bacharelado em Jornalismo. Atualmente atua no curso de graduação em Publicidade e Propaganda, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG), e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar (Mestrado e Doutorado) em Performances Culturais, da Faculdade de Ciências Sociais da UFG.

 

Suas áreas de investigação são cinema, artes visuais e estética filosófica, com especial interesse por temas como gêneros artísticos, formas narrativas e tecnologia. Com o tema calcado no conceito de mise en scène, Cássio irá partir da história da representação pictórica na fotografia e no cinema em sua palestra e workshop no Fotocine.

 

O professor explica que, geralmente traduzido ao português como “encenação”, a palavra francesa mise en scène tem origem no teatro e foi objeto de estudo de parte considerável da teoria e da crítica do cinema moderno, designando o ato de colocar os personagens em cena por meio dos recursos específicos da linguagem audiovisual (fotografia, figurino, cenário, composição, colorística, movimento, duração etc.). Esse itinerário vai oportunizar o acesso a uma série de discussões que perpassam as definições de cinema clássico e cinema moderno, bem como a compreensão da fotografia como um tipo de instrumento representacional que articulou os recursos da mise en scène para cumprir uma função mimética que, para muitos, é inerente a sua natureza artística.

 

Todas as atividades do Fotocine são gratuitas. Cada ciclo de workshop oferece um total de 100 vagas para cada palestra e workshop do circuito. Os interessados em participar têm de garantir sua inscrição por meio do site www.fotocine.art.br ou presencialmente.

 

O Fotocine tem a coordenação geral de Lu Barcelos e produção WA Imagens e foi um projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), edital 2016.

 

Serviço:
3ª Ciclo do FOTOCINE II
Datas: 18 e 19 de abril
Local: Campus Laranjeiras – UEG Goiânia
Entrada gratuita
Inscrições: www.fotocine.art.br ou presencialmente

Programação geral

Workshop 3 – A construção visual da cena: da fotografia ao cinema
Convidado: 
Rodrigo Cássio

Data: 18 e 19 de Abril de 2018
Horário: 14h às 18h

Workshop 4 - Filme-ensaio e fotografia: passagens
Convidado: 
Rafael de Almeida
Data: 
25 e 26 de Abril de 2018
Horário: 
14h às 18h

Workshop 5 – A fotografia no cinema - do estático à ação
Convidado: 
Jarleo Barbosa
Data: 
02 e 03 de Maio de 2018
Horário: 
14h às 18h

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]