site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Agulhaço reúne artesãos da Região da Estrada de Ferro0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 26/03/2019 09:44

 

A cidade de Pires do Rio irá sediar o “Agulhaço”, na quarta-feira (27). O evento irá reunir a riqueza do artesanato da Região da Estrada de Ferro. A arte feita com agulhas, principalmente o crochê, é passada de geração em geração no município e se tornou uma identidade cultural da região. Durante o encontro, que será realizado na Casa de Cultura, a partir das 16 horas, os artesãos irão trocar experiências e expor a arte feita em crochê, tricô, bonecas de pano, bordados, tapetes, casacos, entre outros produtos. As comunidades de outros municípios, como Orizona, Leopoldo de Bulhões e Silvânia, também foram convidadas para o evento. Haverá, ainda, exposição de fotos de paisagens, patrimônios culturais e pontos turísticos. Os alunos da rede de ensino de Pires do Rio também foram mobilizados para vivenciar suas tradições.

 

Segundo a idealizadora do projeto e Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Amanda Cavalcante Carneiro, o artesanato faz parte da história cultural dos piresinos. Ela acrescenta que órgão tem incentivado os artesãos a se qualificar, com cursos oferecidos na Casa de Cultura, localizada na Estação Ferroviária da cidade, tombada como patrimônio histórico e cultural do estado.  “É a Região da Estrada de Ferro empenhada em transformar nossas riquezas culturais em arte”, finaliza.  

 

“O Agulhaço” tem o apoio da Goiás Turismo. Pires do Rio integra a Região da Estrada de Ferro, no Mapa Turístico de Goiás. A região está empenhada em viabilizar o Trem Turístico, que vai passar pelas Estações de cidades e povoados. Em arquitetura Art Déco, as Ferroviárias foram quase todas restauradas, e estão prontas para fazer parte deste projeto que cria um novo produto para incentivar o Turismo. Com isso, os municípios esperam aumentar a oferta de emprego e incrementar a valorização da cultura, das artes, do folclore, da gastronomia, do artesanato e da música. Para que tudo funcione, Bonfinópolis, Catalão, Goiandira, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Silvânia, Urutaí e Vianópolis, além de Senador Canedo, Caldazinha e dos povoados de Ponte Funda e Caraíba se comprometeram a restaurar prédios históricos, instalar sinalização turística e placas informativas e a fazer melhorias na infraestrutura de acesso, para garantir o sucesso do projeto.

 

Serviço:
Data:  27/03

Horário: A partir das 13h  
Local: Casa de Cultura de Pires do Rio – Estação Ferroviária

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]