site logo
 

PUBLICIDADE

img

Aliança Francesa recebe exposição de quadrinhos belgas0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 03/12/2018 10:04

 

A Aliança Francesa de Goiânia convida as crianças, alunos e não alunos para se encontrarem com São Nicolau, vindo diretamente da Bélgica. A programação será na quinta-feira (6), a partir das 17h30, na sede da escola, no Setor Marista. Na ocasião, também haverá a abertura da exposição "Os Faróis das Histórias em Quadrinhos Belgas", com a presença do Embaixador da Bélgica, Patrick Herman. Na ocasião, ele fará conferência excepcional em francês sobre o tema da HQ belga, seguida de coquetel.

 

Tradição europeia celebrada próxima ao Natal, a festa de São Nicolau é celebrada todo 6 de dezembro em vários países, incluindo no norte da França e da Bélgica. Neste dia, as crianças tornam-se o centro das atenções e as que foram comportadas durante o ano recebem presentes e guloseimas. 

 

A exposição "Os Faróis das Histórias em Quadrinhos Belgas" consiste em 60 painéis representando capas de HQs dos mais diversos gêneros, estilos, heróis, autores e aventuras. De Tintim à Lucky Luke, passando por Spirou, os heróis que marcaram a infância estarão nos painéis. A maioria foi escrita em língua francesa, mas também serão encontradas capas de HQs em flamenga, língua oficial do país cujos dialetos são falados na região norte de Flandres. 

 

O primeiro grande prêmio do Festival Internacional de HQ d’Angoulême, em 1974, foi atribuído a um autor belga, André Franquin (Gaston Lagaffe, Spirou). O primeiro a pisar em solo lunar foi Tintim, herói belga por excelência, em 1954, quinze anos antes de Amstrong. Reais e ficticios, esses eventos provam a qual ponto a HQ belga se impôs no século XX face aos Estados Unidos, França, Itália ou Japão. 

 

A Bélgica tem uma relação estreita com a cidade de Goiânia, já que, segundo dados da Embaixada, 45 mil dos cerca de 70 mil brasileiros que vivem na Bélgica são goianos.

 

Serviço:
Data: 6/12

Local: Aliança Francesa de Goiânia,  Rua 145, nº 424, Setor Marista
Horário: 17h30

A Aliança Francesa de Goiânia convida as crianças, alunos e não alunos para se encontrarem São Nicolau, vindo diretamente da Bélgica. A programação será na quinta-feira (6), a partir das 17h30, na sede da escola, no Setor Marista. Na ocasião, também haverá a abertura da exposição "Os Faróis das Histórias em Quadrinhos Belgas", com a presença do Embaixador da Bélgica, Patrick Herman. Na ocasião, ele fará conferência excepcional em francês sobre o tema da HQ belga, seguida de coquetel.

 

Serviço:
Data: 6/12

Local: Aliança Francesa de Goiânia,  Rua 145, nº 424, Setor Marista
Horário: 17h30

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]