site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Artista plástico Rodrigo Flávio expõe no CCUFG0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 05/09/2018 08:30

 

O artista plástico Rodrigo Flávio receberá convidados na abertura da exposição individual "Pequena Coleção de Incitações", nesta terça-feira (5), a partir das 19 horas, no Centro Cultural UFG (CCUGF).

 

A exposição é composta por pinturas e objetos de grandes dimensões fruto da residência do artista em Montevidéu, em 2017. O Rio de La Plata que banha a capital do Uruguai foi objeto de intensa pesquisa para a criação de Rodrigo. De lá ele extraiu ruínas da cidade, “as incitações” que deram origem à exposição, que tem curadoria de Gilmar Camilo. A individual estará em exposição até 5 de outubro. com entrada franca.

 

Para o crítico Samuel de Jesus, professor doutor em História da Arte Contemporânea e História da fotografia, Rodrigo Flávio apropria-se e reatualiza, por meio desse inventário em processo, as marcas visuais, as narrativas históricas e as supostas presenças de lugares hoje desaparecidos, fantasmáticos. Articulada acerca de oito pinturas, essa exposição oscila entre a forma cartográfica e o arquivo. Baseada na ideia de um mapeamento pelo uso de um registro fotográfico de antigos casarões coloniais presentes nas cidades de Buenos Aires e logo depois, em Montevideo, ela desterritorializa e torna visível as suas ausências físicas na trama urbanística, operando uma passagem pela transposição das suas representações fotográficas na pintura. Essas obras e seus desdobramentos tridimensionais demonstram a inquietação do artista com temas associados a ideia central de caos urbanístico, perda da memoria e elaboração de uma poética baseada na própria existência desses vestígios, em suas propensões poïeticas, com o âmbito de manter vivo um passado em perpetua mudança.

 

Nessa perspectiva, essas camadas de memorias sucessivas encontradas e apropriadas no próprio substrato do solo encontram na superfície das telas os seus receptáculos, levando o artista a elaborar um método, ou seja, uma prática taxonômica semelhante a uma arqueologia do mundo (pós)moderno, pela sua capacidade de dar conta, mas também pela escolha de resgatar ou omitir os objetos e fragmentos narrativos a serem – ou não – descartados. Eis é a Khôra, ou o Gênio do lugar, tal é a necessidade telúrica da origem, como o lembra o filosofo Jacques Derrida, ao pensar a memoria e sua própria destruição, em tempos contemporâneos acelerados.

 

Nesse inventário da destruição, o modo como Rodrigo Flávio interpreta essas provocações visuais consolida finalmente o desejo de uma arte que intensifica a presença da artista, enquanto sujeito contemplativo de uma realidade tanto coletiva, quanto singular. Uma experiência da efemeridade na qual essa arte encontra toda sua força imagética, sempre mediada por uma vivência estética à qual ela nos convida. A exposição Pequena Coleção de Incitações desenha um percurso que convida, nesse sentido, o ethos sempre constante da artista, ao questionar e incorporar o que é tido como sobras do real, na sua própria transcendência e, finalmente, na sua sútil poética visual.”

 

Serviço:
Data: De 05/09 a 05/10

Local: Centro Cultural UFG,  Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário
Entrada gratuita

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]