site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Baianas do Acarajé de Salvador ministram oficina em Terezópolis0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 02/04/2018 22:59

 

Dentro das ações preparatórias para o 2º Festival Gastronômico TerêOxente, serão realizadas em Terezópolis a oficina Tabuleiro de Ideias e a palestra Conversa Empreendora, ministradas pela presidente da Associação Nacional das Baianas do Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares de Salvador, Bahia (ABAM), Rita Maria Ventura dos Santos, que estará acompanhada de Noelia Pires da Silva, integrante da Associação. A programação será na sexta-feira (6), das 13 às 17 horas.

 

A oficina terá o apoio do Sebrae-GO, parceiro do projeto, e irá ocorrer na sede da Fazenda Tamburil. Participarão da iniciativa os representantes dos restaurantes com adesão ao Festival: Ação social Ôxente, Brioso e Manhoso, Trilha do Açai, Fazenda Santa Branca, Paraíbas da Feira, Sabor Terê, Espetinho da Praça e Empório Brito. A oficina também contará a participação da chef de cozinha orientadora dos restaurantes do festival, Mariana Rodrigues, professora do IGA; da chef de cozinha e coordenadora do curso de Gastronomia da PUC Goiás, Cris Souza; do professor chef Willian Carvalho, além de representantes de restaurantes de outros municípios realizadores de festivais gastronômicos convidados do Sebrae-GO, autoridades locais, parceiros, apoiadores e patrocinadores do Festival.

 

As baianas do Acarajé de Salvador vão executar a receita ensinando o passo a passo da técnica e os segredos do quitute nordestino que é sucesso nacional. A Associação das Baianas do Acarajé conta com aproximadamente 4 mil baianas filiadas e há mais de 10 anos é dirigida por Rita Maria Ventura. De acordo com ela , dos 80 mil vendedores de acarajé registrados pela ABAM, 10% são homens. "O acarajé está associado predominante às mulheres por ser um ofício passado de mãe para filha por séculos na Bahia. Porém, com o passar dos tempos, muitas baianas não tiveram filhas, somente filhos. Para garantir o sustento da família, principalmente nos últimos anos, foram eles que herdaram o ofício e deram continuidade à atividade", afirma Ventura.

 

O 2º Festival Gastronômico TerêOxente é uma realização da prefeitura municipal de Terezópolis, com apoio de parceiros. O evento irá ocorrer de 26 a 29 de abril, na praça da Matriz.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]