site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

PUBLICIDADE

img

Bethânia, Simonal, Marina Lima, Blitz e Clara Nunes estão no Curta!0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 30/04/2020 18:10

Maria Bethânia
 

O canal Curta!, conhecido por seu conteúdo relacionado às artes e ao pensamento crítico, tem uma programação repleta de documentários musicais durante o mês de maio. Uma excelente oportunidade para quem quer preencher os dias de quarentena com mais conhecimento sobre música.  Entre as produções a serem exibidas durante o mês, destacam-se:

 

“Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei”, de Claudio Manoel, Mical Langer e Calvito Leal
Segunda-feira, 4 de maio, às 22h

“Simonal – Ninguém Sabe o Duro Que Dei” traça a trajetória impressionante de Wilson Simonal, o ex-cabo de exército que reinou soberano e acabou condenado ao ostracismo por um delito do qual jurava ser inocente. Por meio de depoimentos de amigos, inimigos e, principalmente, de imagens das exuberantes performances do grande artista, o filme mostra respostas que nunca apareceram. Simonal era informante da ditadura? Era favorável aos militantes? Ou seu maior crime foi ser negro, milionário e símbolo sexual num país e numa época racistas? 

 

“Uma Garota Chamada Marina”, de Candé Salles
Segunda-feira, 11 de maio, às 21h30

Com linguagem cinematográfica mista e roteiro não linear, o documentário musical de longa-metragem Uma Garota Chamada Marina retrata a trajetória de Marina Lima, cantora e compositora brasileira, expoente da música popular, com mais de 40 anos de carreira. O documentário é composto por imagens de arquivos, imagens inéditas do acervo privado da artista, registro de ensaios, gravações e shows, entrevistas com a própria Marina e convidados sobre temas relevantes de seu percurso artístico, musical, pessoal e poético. A narrativa é conduzida por Marina num diálogo cinematográfico íntimo e direto, tendo como fio condutor o material captado ao longo do processo de criação, composição, ensaios e gravação principalmente do disco Clímax, entre outros.  

 

“Blitz, O Filme”, de Paulo Fontenelle
Segunda-feira, 18 de maio, às 21h30

O documentário apresenta a história e trajetória da primeira banda consagrada do pop-rock brasileiro, a Blitz. O longa-metragem explora seu surgimento na lona do Circo Voador entre Ipanema e Copacabana, na década de 1980, até às turnês internacionais e o enorme sucesso do grupo que perdura até os dias atuais.   

 

“Karingana – Licença para Contar”, de Mônica Monteiro
Domingo, 24 de maio, às 18h15

Maria Bethânia leva, pela primeira vez, seu ensaio poético até Moçambique. A intérprete apresenta trechos de obras conectadas com diferentes formas de expressão em língua portuguesa. Com depoimentos de Mia Couto, José Agualusa e de diversos escritores e críticos literários moçambicanos e angolanos, o documentário apresenta o desenvolvimento da literatura em Moçambique e Angola. Trata de temas como a importância da literatura na resistência à colonização, a conexão com idiomas nativos e tradições orais e a influência de escritores brasileiros em Angola e Moçambique. 

 

“Clara Estrela”, de Susanna Lira e Rodrigo Alzuguir
Sábado, 30 de maio, às 22h35

"Clara Estrela" narra, por meio de entrevistas em diversos programas de TV e rádio, a trajetória de Clara Nunes, cantora que conquistou o Brasil e vários países do mundo. Ouvimos também as entrevistas de mídia impressa por meio da narração da atriz Dira Paes. Os depoimentos são entrecortados por imagens oníricas que traduzem o universo místico de Clara. Mesmo passados mais de trinta anos de sua morte, a cantora permanece em lugar de destaque na história da música popular brasileira.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]