site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

PUBLICIDADE

img

Biblioteca Infantil do CCON ganha acervo histórico 0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 18/10/2019 14:59

 

São poucas as crianças e jovens nascidos na era digital que sabem qual era a ferramenta de pesquisa utilizada nos séculos passados. Se hoje basta ir ao "Google" para ter acesso a um universo infinito de informações e conhecimentos, antigamente era um pouco mais complicado saber, por exemplo, a quantidade de habitantes do Estado de Goiás. Como forma de preservar as memórias sobre as formas de ensino e aprendizagem nos séculos XIX e XX, o pesquisador Bento Alves Araújo Jayme Fleury Curado, que é Doutor em Geografia e Mestre em Letras e Linguística, desenvolveu o projeto “Memória literária da infância em Goiás”, reunindo mais de vinte obras que eram utilizadas pelas escolas e pelas famílias na alfabetização das crianças goianas. Todos os exemplares foram doados à Biblioteca Infantil do Centro Cultural Oscar Niemeyer, unidade da Secretaria de Cultura de Goiás.

 

Os exemplares reunidos pelo pesquisador foram publicados entre 1871 e 1989. Entre eles estão produções raríssimas de escritores goianos como um exemplar manuscrito do jornal “O Baumann”, de 1907, de autoria de Maria Paula Fleury Curado, considerada pioneira na literatura feminina em Goiás, destacando-se por suas publicações Sombras, Nós e Elas, Suave Caminho, Realidade e Sonho e Velha Casa. “O Baumann” é uma homenagem à chácara onde a escritora morava na Cidade de Goiás.

 

Entre as obras goianas doadas também está um exemplar do jornal “O Lar” desenvolvido por mulheres da Cidade de Goiás, entre elas Oscarlina Alves Pinto e Floracy Artiaga, entre 1929 e 1930 com o objetivo de promover as vozes femininas entre os circuitos intelectuais da cidade.

 

A Biblioteca Infantil do CCON também recebeu diversos exemplares de obras que eram adotadas como fonte de ensino em escolas modelo de diversas capitais brasileiras. “Prosodia e Orthografia”, publicada em 1871, era utilizada para o ensino da gramática portuguesa para alunos do 1º ano. “Chorographia do Brasil”, publicada em 1922, era um manual sobre o país e continha informações sobre a vegetação, território, aspectos políticos, culturais e religiosos, clima e população. Ainda integram o acervo obras literárias ficcionais como “As Meninas Exemplares”, de 1959, escrita pela Condessa de Ségur, que conta as aventuras e rebeldias de três amigas e livros que tinham como objetivo a exaltação do nacionalismo brasileiro como Brasileirinho (1947) de Ofélia e Narbal Fontes.

 

Thiago Pitaluga, responsável pela Biblioteca Infantil do CCON, explica que o material recebido será digitalizado como forma de preservar a memória literária da infância em Goiás e disponibilizado on-line, podendo servir como fonte de pesquisa para estudiosos de áreas diversas. “Esse acervo vem para reforçar uma das propostas da Biblioteca Infantil, que é a preservação do patrimônio cultural regional e nacional. É um material muito rico para quem pesquisa educação infantil e história da literatura infantil do brasil. São fontes ricas para compreendermos um período histórico do nosso país”. 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]