site logo
 

PUBLICIDADE

img

Caminho de Cora Coralina reabrirá na sexta-feira (28/08)0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 25/08/2020 01:33

 

O Caminho de Cora Coralina irá reabrir na sexta-feira (28/08), depois de ficar sem receber visitantes oficialmente desde março de 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus. De acordo com o presidente da Associação Caminho de Cora Coralina, Bismarque Villa Real, as expectativas para a retomada das atividades são boas, pois já há agendamento de caminhantes e ciclistas. 

 

A ACCC está atuando para que o retorno seja seguro para todos. Está sendo oferecido um Treinamento Sanitário on-line para operadores de turismo, donos e funcionários dos meios de hospedagem e outros empreendedores do Caminho. Além disso, há um treinamento presencial. 

 

As aulas repassam os protocolos do Ministério do Turismo, enfatizando não só os cuidados necessários para receber o turista, mas também sobre a maneira correta de orientar os visitantes. Alessandro Abreu, coordenador de Manejo, Voluntariado e Segurança da Associação, explica que a capacitação aborda desde o surgimento do coronavírus, a maneira que ele afeta o Turismo e as vantagens do Turismo de Natureza com o distanciamento social até o uso correto da máscara e as medidas de combate à doença, destacando a importância e fortalecendo o turismo responsável.

 

A atividade é parte do planejamento de reabertura capitaneado pela Associação Caminho de Cora Coralina, que busca garantir a saúde dos peregrinos no retorno do funcionamento de parques estaduais e atrativos turísticos no Estado. A maioria dos associados, segundo Bismarque, tem manifestado interesse em retomar suas atividades. “Existe uma preocupação sim, mas estão todos atentos aos cuidados que devem ter”. 

 

Para Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo, a melhor estratégia neste momento é o diálogo: “conversamos diariamente com empresários, poderes públicos e turistas, porque estamos no pico da doença. Até a chegada da vacina temos que ser rígidos em obedecer aos protocolos de segurança”. Segundo Fabrício, a situação é complexa e o turista precisa sentir confiança para voltar a viajar. “Estamos conscientes e preparados para a retomada, reabrindo devagar e com muita atenção”, completa o presidente.

 

O Caminho de Cora Coralina é uma trilha de 300 quilômetros em meio à natureza preservada, que pode ser percorrida a pé, de bicicleta ou a cavalo, inteira ou por trechos. Partindo de Corumbá de Goiás em direção à antiga capital, a cidade de Goiás, o percurso inclui oito cidades históricas, oito povoados e três unidades de conservação ambiental. O itinerário cruza reservas ecológicas, fazendas com sedes antigas, ruínas de lavras de ouro e cidades com seus casarões do período colonial e igrejas centenárias. 

 

Caminhadas, cavalgadas, cicloturismo, arvorismo, pêndulo, rapel, escalada, tirolesa e boia-cross em meio à paisagem única do Cerrado, com serras, nascentes, cachoeiras, quedas d’água e corredeiras, além dos rios e córregos, estão garantidos. Ao longo do trajeto, nas áreas de descanso e pontos de apoio, textos de Cora Coralina integram o roteiro, que une poesia, história, natureza, cultura, arquitetura e folclore. A gastronomia é um atrativo a mais, valorizando elementos locais na composição de pratos únicos e saborosos.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]