site logo
 

PUBLICIDADE

img

Cardiologista e colunista do Globo Esporte participa de palestra em Goiânia0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 22/09/2017 12:38

 

O cardiologista Nabil Ghorayeb será um dos convidados do XXIV Congresso Nacional do Departamento de Ergometria, Exercício e Reabilitação Cardiovascular (DERC) da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), que será realizado em Goiânia de quinta (21) a sábado (23). Nabil é especialista em Cardiologia e Medicina do Esporte, doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP), membro das Câmeras Técnicas do Conselho Federal de Medicina e chefe do Departamento de Cardiologia do Hospital HCor, em São Paulo. O cardiologista também é o fundador dos sites Euatleta.com (Grupo Globo) e cardioesporte.com.br, além de colunista fixo das rádios Globo, Bandeirantes e Jovem Pan.

 

O tema do congresso deste ano será “Do Diagnóstico ao Prognóstico”. Entre vários assuntos, os profissionais irão discutir o fim das dietas, o treinamento intervalado de alta intensidade no cardiopata e a prevenção de eventos cardiovasculares durante a prática de exercícios físicos. O encontro terá caráter multidisciplinar, com a participação de especialistas das áreas da Nutrição, Educação Física e Fisioterapia. Um dos quesitos abordados será os riscos de se praticar atividades físicas sem o acompanhamento de profissionais capacitados. O alerta também vale para as pessoas que vivem uma vida sedentária ou mesmo as que abusam nos exercícios físicos. Em todas essas situações, o paciente terá grandes chances de desenvolver problemas cardiovasculares.

 

Os palestrantes também discutirão a quantidade de dietas livres encontradas na Onternet e os riscos que determinadas receitas podem significar às pessoas. De acordo com o Dr. Nabil Ghorayeb, atividade física é sinônimo de saúde, contudo é preciso ter alguns cuidados. O especialista orienta que cada pessoa pratique 150 minutos de atividades aeróbicas por semana, como caminhada, corrida, natação, bicicleta ou mesmo esteira. “ Vinte minutos de atividade aeróbica por dia é o suficiente para se conquistar uma boa saúde, explica.

 

O médico condena o Crossfit, muito comum em várias academias espalhadas pelo país. “Crossfit não é modalidade de saúde, e sim para mostrar força”, critica o cardiologista. De acordo com o profissional, a prática acelera os batimentos cardíacos e prejudica todo o sistema cardiorrespiratório, além de causar lesões em músculos e nervos. “É preciso tomar muito cuidado com essa modalidade”, alerta.

 

Nabil Ghorayeb também chama a atenção para as academias, que para ele também virou um problema. “Em muitas academias não há profissional suficiente para acompanhar todos os alunos e muita gente tem realizado exercícios ergométricos de maneira errada”, pontua. Para os pacientes que foram diagnosticados com alguma doença do coração, uma dica. “Pessoas que já tiveram algum evento cardiovascular ou intervenção cirúrgica ou angioplastia das coronárias, após um curto período de convalescência, devem iniciar atividades físicas regulares como, por exemplo, as recomendadas corridas e trotes que não têm o risco dos contatos e traumas esportivos”, declara.  No Congresso, o médico irá participar de uma mesa redonda no dia 21 e irá coordenar um curso de Ergometria para profissionais da saúde no dia 22.

 

O XXIV Congresso da Sociedade Brasileira de Cardiologia é voltada para os profissionais das áreas da Medicina, Fisioterapia, Educação Física e Nutrição. O encontro também receberá acadêmicos e professores dos cursos citados. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.departamentos.cardiol.br/sbc-derc/congresso2017/.

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]