site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Curta Mostra Municípios traz produções realizadas distantes das capitais0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 09/10/2014 11:37


Levar ao público produções realizadas com carência de recursos em lugares que faltam editais e políticas públicas para o audiovisual. Essa é a proposta da Curta Mostra Municípios, com curadoria de Fabrício Cordeiro e exibição na sexta-feira, 10 de outubro, na 14ª edição da Goiânia Mostra Curtas. A sessão terá início às 14h, no Teatro Goiânia, onde serão exibidos 10 curtas-metragens realizados em nove estados do Brasil.


As produções analisadas pela cineasta e professora da Universidade de Brasília (UNB), Erika Bauer, pelo curador e programador Daniel Queiroz e pela roteirista Marina Meliande, Goiás, além do júri popular, concorrem ao Troféu Icumam e a produtos e serviços de empresas da indústria cinematográfica brasileira que apoiam o festival.
No mesmo dia, a programação conta com o debate “Academia X Mercado”, que busca refletir sobre os mecanismos adotados pelas escolas na preparação do aluno para a entrada no mercado cinematográfico. O debate será às 14h30, na Vila Cultural. Serão ao todo sete debatedores que formam a mesa de discussão, entre eles a montadora e professora da Universidade de São Paulo (USP), Vânia Debs, e do montador, roteirista e professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Giba Assis Brasil.
Além deles, pesquisadores de outras universidades compõem a mesa, a exemplo da Universidade Estadual de Goiás (UEG), com a professora Jô Levy e Universidade Federal Fluminense (UFF), com a presença da professora Aída Marques. Quem realiza a mediação do debate é o programador de cinema e professor da Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Humberto Neiva.
Pouco antes do início da Curta Mostra Brasil, que traz ao público um panorama da produção audiovisual em todas as regiões do País, o hall de entrada do Teatro Goiânia receberá o lançamento do livro “Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro”, do escritor Arthur Autran. A obra investiga as propostas, limitações, contradições e objetivos econômicos e culturais da indústria do cinema brasileiro no período de 1924 a 1990. O lançamento acontecerá as 18:30h e é aberto para o público.

Programação 10 de outubro: A programação do segundo dia de festival começa às 9h, no Teatro Goiânia, com sessão da 13ª Mostrinha, que exibirá filmes para alunos da Rede Pública Municipal de Educação. Às 9h30 acontecem às oficinas “Assistência de Direção”, ministrada por Laura Mansur no Centro Cultural Cara Vídeo; e “Introdução à elaboração e apresentação de projetos para TV”, com a consultora de TV, Mariana Brasil no Centro Cultural UFG.

Já às 14h tem início a Curta Mostra Municípios, no teatro Goiânia, e a oficina séries de TV: Criação, Desenvolvimento e Roteiro, com o professor de roteiro, roteirista e diretor de TV e cinema David França Mendes, no Centro Cultural UFG. Ainda no período da tarde, às 14h30, também no Centro Cultural UFG, a atriz, escritora e ilustradora Rita Carelli promove a oficina Construção de Personagem e ocorre o debate “Academia e Mercado”, na Vila Cultural.

No hall do Teatro Goiânia, às 18:30h , acontece o lançamento do livro “Pensamento Industrial Cinematográfico Brasileiro” do escritor Arthur Autran, seguido da exibição da Curta Mostra Brasil, com inicio as 19h.

A programação completa do festival pode ser consultada em: www.goianiamostracurtas.com.br

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]