site logo
 

PUBLICIDADE

img

Dia da Doula será comemorado em Goiânia0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 16/12/2017 10:17

 

Um piquenique será realizado no domingo (17), às 16h30, no Parque Flamboyant, para comemorar o Dia da Doula (18). Caso a chuva resolva cair, o encontro será transferido para a Galeria Boulevard, que fica na rua 46, na orla do parque. O evento, realizado pelo grupo Materdoulas, em parceria com a Associação de Doulas do Estado de Goiás (Adeg), será aberto ao público.
 
 
Doula, palavra de origem grega que significa “mulher que serve”, é o termo usado para a mulher que se capacita para acompanhar gestantes e famílias durante a gravidez, parto e pós-parto, oferecendo suporte físico e emocional. É uma figura de extrema importância no cenário de humanização do parto, atuando em conjunto com os outros profissionais envolvidos. Ela informa, orienta, escuta, apoia.  
 
 
O trabalho da doula normalmente se inicia ainda na gestação, quando são feitos encontros com a gestante e seu acompanhante. Nesses momentos a doula apoia, encoraja, informa sobre procedimentos hospitalares, sobre sinais do trabalho de parto, posições indicadas para o trabalho de parto, métodos não-farmacológicos para alívio da dor, amamentação, dentre outros. 
 
 
Durante o parto, a doula está presente para oferecer o suporte necessário para aquela gestante. Cuida para que o ambiente esteja harmônico e tranquilo, sugere posições, auxilia na respiração, faz massagem e se movimenta com a mulher. Também está a disposição para auxiliar o acompanhante e pode ser responsável por informar familiares sobre o andamento do parto. No pós-parto, ouve a mulher e a ajuda a elaborar alguma questão que tenha ficado pendente sobre o parto, além de auxiliar na amamentação e nos primeiros cuidados com o bebê.
 
 
É importante ressaltar que a doula não faz nenhum procedimento clínico. Doula não afere pressão, não asculta batimentos cardíacos fetais, não faz toque vaginal, não administra medicamentos. Existem estudos que mostram que a presença da doula no cenário do parto traz benefícios como a redução dos pedidos de analgesia, nos índices de cesariana, no uso de ocitocina e na duração do trabalho de parto. 
 
 
Em Goiás, foi fundada a Associação de Doulas do Estado de Goiás, visando uma atuação cada vez mais profissional, ética e de qualidade para a atividade, que é reconhecida como ocupação profissional (CBO 3221-35).
Um piquenique será realizado no domingo (17), às 16h30, no Parque Flamboyant, para comemorar o Dia da Doula (18). Caso a chuva resolva cair, o encontro será transferido para a Galeria Boulevard, que fica na rua 46, na orla do parque. O evento, realizado pelo grupo Materdoulas em parceria com a Associação de Doulas do Estado de Goiás (Adeg), será aberto ao público e é também uma oportunidade para divulgar a atividade tão especial.
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]