site logo
 

PUBLICIDADE

img

Espetáculo reflete a força que vem do corpo feminino0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 12/05/2018 10:00

 

No espetáculo Não Posso Esqu cer, a doutora e performer Maria Ângela de Ambrosis irá amplificat a relação entre cidade, árvore e objeto com apresentações em diferentes gameleiras espalhadas por Goiânia. A peça, que teve uma primeira etapa de pesquisa em 2016, será relançada no próximo dia 12 de maio, na gameleira do Centro Cultural UFG (CCUFG), às 18h30, com entrada gratuita.

 

O trabalho desenvolvido pelo olhar de três profissionais das artes cênicas, Maria Ângela, Valéria Braga e Kleber Damaso e com uma extensa programação dividida em diferentes pontos da capital goiana: na Emac (Praça Universitária), Lago das Rosas e Praça Boaventura. O projeto foi contemplado pelo Edital de Demandas Culturais do Fundo de Arte e Cultura (FAC) do Estado de Goiás 2017.

 

A relação intrínseca entre o corpo feminino e a árvore que resiste ao caos urbano cria toda a trajetória de Não Posso Esqu cer.  Para cada apresentação, há a conexão com a gameleira e sua força dominante, em meio ao concreto, evidenciando sua resistência contra as adversidades externas. Elemento este não muito diferente em relação a história cultural do corpo feminino.

 

Durante o espetáculo há também o uso de bacias e outros objetos, como pedras e linhas, que ajudam a compor a narrativa. Os instrumentos foram bastantes explorados como fonte de pesquisa corporal e criação de cena.  “Quando nosso olhar voltou-se para a escolha do local do espetáculo, observamos uma gameleira amputada cuja beleza estava também em sua capacidade de regeneração”, explica a artista Valéria Braga, diretora artística do espetáculo.

 

A música e direção de arte tem papel importante em Não Posso Esqu cer. “Importa o não dito, as dobraduras dos sonhos e os desvios do desejo. Um corpo de mulher plantado em pedras retirando sonoridades subterrâneas. Um deslocamento entre bacias em busca de possíveis mergulhos. Essa é a performance das possibilidades mediante o encontro”, reflete Valéria.

 

Não Posso Esqu cer abarca toda investigação cênica sobre performance com recursos visuais e físicos que ampliam a relação entre corpo, espaço e movimento. Músicas, interação com objetos e pesquisa de movimento foram fundamentais para a composição da peça. O corpo feminino em perdão, as sorrateiras caídas e levantadas, o ato de perdoar em relação a si desenvolvem a relação da estrutura de todo o espetáculo.

 

A peça tem dramaturgia e iluminação de Kleber Damaso, direção de arte de Cacá Fonseca, direção musical de Marcos Galvão e preparação corporal de Camila Vinhas Italo. O projeto tem apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, pelo Edital de 2017.

 

Programação

Etapa 1

Data: 12, 13, 17, 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de maio

Local: Centro Cultural UFG, Av. Universitária, 1533, Setor Leste Universitário

Horário: 18h30

Entrada franca

 

Etapa 2

Data: 8, 9, 10, 15, 16 e 17 de junho

Local: Escola de Música e Artes Cênicas da UFG (Emac), Avenida Universitária, 1166, Setor Leste Universitário (entrada pelo Museu Antropológico)

Horário: 19h

Entrada franca

 

Etapa 3

Data: 22, 23 e 24 de junho

Local: Parque Lago das Rosas, Alameda das Rosas esquina com Av Anhaguera, Setor Oeste

Horário: 19h

Entrada franca

 

Etapa 4

Data: 30 de junho e 1 de julho

Local: Praça Boaventura, Setor Vila Nova

Horário: 19h

Entrada franca

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]