site logo
 

PUBLICIDADE

img

Festival Italiano de Nova Veneza será em junho0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 27/04/2017 07:49

 

O tradicional Festival Italiano de Nova Veneza chegará a sua 13ª edição em 2017. O evento será realizado de 1º a 4 de junho, na Praça João Stival, no centro da cidade. Os preparativos para o evento já começaram. Desde o início do mês, já estão ocorrendo testes de receitas, ensaio de canções, danças e treino para os torneios. Até campeonato de bocha, esporte típico italiano, haverá durante a programação.

 

Na Cantina da Nonna, restaurante oficial do Festival, serão servidas seis tipos de massas, seis tipos de lasanhas, inhoque e almôndegas, todos com seis diferentes molhos. Uma equipe de 48 cozinheiros e auxiliares já está trabalhando diariamente nos preparativos, desde março.  Para a 13ª edição serão usados  2.000 quilos de frango,15 vacas e quase 4 toneladas de massa. “Os pratos são todos feitos no dia, mas a gente já começa a cozinhar e desfiar o frango, já preparamos as polpetas [almôndegas] para congelamento, entre outros adiantamentos, porque é muita gente para servir”, conta. Além da cozinha oficial do evento, o público contará com outros 40 estandes de gastronomia, conduzidos por famílias da cidade.

 

Boa parte das apresentações culturais serão feitas pelos moradores da cidade. Amanda Bosco, de 10 anos, canta desde os cinco no festival e este ano prepara com a Orquestra Sinfônica do Instituto Gustav Hitter uma apresentação especial de músicas tradicionais italianas.   

 

Nas escolas, os ensaios para as apresentações também já começaram em março. Cerca de 80 alunos das três escolas públicas da cidade se dedicam duas vezes por semana a preparar o que vão apresentar ao público do evento nas apresentações.

 

Os treinos para bocha, esporte de origem italiana e de reconhecimento internacional, também têm sido realizados. Durante o festival, ocorrerá a final do campeonato anual, tradicional na cidade. Entre os jogadores, está o senhor Zezinho Zago, 80, que joga bocha desde que se aposentou, há quatro décadas. Filho de italiano e um dos moradores mais queridos da cidade, participa todos os anos do torneio e já aguarda com boa expectativa por esse momento.

 

Localizada a 44 quilômetros de Goiânia, Nova Veneza é a cidade mais italiana de Goiás. Sua ocupação foi feita, em sua maioria, por imigrantes italianos que vieram para o Brasil fugindo de guerras no início do século XX, alimentando o sonho de construir uma nova vida na América. Atualmente, estima-se que 60% dos moradores sejam de descendência italiana.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]