site logo
 

Fórum: Fotografia como exercício crítico social0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 31/10/2018 08:47

Antártica do Amanhã - João Paulo Barbosa
 

O olhar fotográfico para além da memória, como um exercício crítico social, essa é a proposta de discussão do Retrata – Fórum Visual. O evento será realizado em Goiânia, 07, 08 e 09 de novembro, no auditório da Faculdade de Artes Visuais da UFG, no Campus Samambaia. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, conforme a capacidade do espaço. A ideia é possibilitar o encontro do público goiano com profissionais de renome nacional para uma troca de experiências sobre a rotina daqueles que se dedicam a um trabalho de engajamento social dentro da fotografia.

 

Nesta primeira edição, o projeto reunirá sete profissionais, entre fotojornalistas e documentaristas de expressiva bagagem, para discutir com o público, em três encontros gratuitos, a respeito do resultado de trabalhos que fizeram em campo no registro fotográfico de temáticas sociais e/ou ambientais.

 

O Retrata é realizado pelo fotógrafo e produtor cultural Wagner Araujo, por meio da WA Imagem, e coordenado pelo fotógrafo Weimer Carvalho. Ele é voltado a fotógrafos, jornalistas, estudantes de comunicação social, geografia, sociologia, antropologia e toda a sociedade que se interesse por estes temas. O projeto foi aprovado em edital do Programa de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, do Governo do Estado de Goiás.

 

Aquífero Guarani x Mariana (MG) x Clima na Antártida- Na pauta, o Retrata abordará os processos do trabalho, seus desafios e, principalmente, os resultados de ir a campo acompanhar de perto três pautas contemporâneas. A primeira delas será pertinente às questões do Aquífero Guarani e sua relação com a bacia geológica do Paraná, suas bacias hidrográficas, características, morfologia e capacidade e também sua importância para o Cerrado. Tendo estes assuntos como ponto de partida, os palestrantes colocarão em debate a ética na fotografia de natureza: arte, documento e denúncia.

 

Outra linha de discussão será a tragédia ambiental em Mariana (MG), que passará por assuntos como a aniquilação da mata ciliar no vale do Rio Gualaxo, a cidade fantasma de Bento Rodrigues, o curso da lama por 800 km ao longo do leito do Rio Doce até a chegada ao mar do Espírito Santo. Aqui, o encontro permeará os relatos de quem procura mostrar o que outros tentam esconder.

 

O terceiro encontro irá propor um debate sobre as demandas do clima na Antártida, a partir do qual colocará as seguintes questões: Qual o estado de alma atual da Antártida? Que valores antárticos merecem divulgação? O que o homem está fazendo e como se comporta no continente que regula padrões meteorológicos mundiais?

 

Serviço:
Data: 07, 08 e 09 de novembro

Horário: Entre 19h30 e 22h
Local: Auditório da Faculdade de Artes Visuais da UFG, no Campus Samambaia do Setor Itatiaia 
Inscrições gratuitas: No local, conforme a capacidade do espaço

 

Programação:
07/11 (quarta-feira) - Aquífero Guarani – Altair Sales Barbosa, André Monteiro e Weimer Carvalho.

08/11 (quinta-feira) - Mar de Lama - Maurício Ângelo, Leandro Couri e Wagner Araujo.
09/11 (sexta-feira) - Antártida do Amanhã -  João Paulo Barbosa e Weimer Carvalho

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]