site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Fronteira Festival no Lumière Banana0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 10/03/2018 09:19

Adriano Aprà
 

O IV Fronteira Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental será realizado no Lumière do Banana Shopping, de 12 a 21 de abril. O evento dedicará a sua Mostra Retrospectiva a Roberto Rossellini. O público poderá conferir sete filmes do cineasta que foi o precursor do Neorrealismo italiano e que redirecionou os debates sobre os propósitos da produção audiovisual.

 

A curadoria da Mostra Roberto Rosselini é do pesquisador italiano Adriano Aprà (78 anos), que dedicou toda a sua vida a investigar a obra deste cineasta. Na ocasião, o próprio Aprà estará em Goiânia para debater com os espectadores do Festival.

 

Um dos filmes presentes no Fronteira será o clássico Roma, Cidade Aberta (1945), que mostra a cidade de Roma entre 1943 e 1944, ocupada pelos nazistas, com uma população de comunistas e católicos que se unem para combater os alemães e as tropas fascistas. Filmado em locações reais e com atores amadores, tornou-se o marco inicial do neorrealismo italiano e uma das criações mais importantes da história do cinema.

 

Outros filmes que demonstram sua capacidade de contar histórias inquietantes sobre a realidade de seu tempo, que fazem parte da trilogia de guerra de Rossellini, e que também estarão no Fronteira serão: Paisá (1946), que discorre, de forma quase documental, sobre encontros entre seres humanos e ambientes devastados, que remontam cenas de abandonos e empatia, demandas sociais e emocionais em uma Itália que via as tropas americanas de libertação avançarem sobre seu território; e Alemanha, Ano Zero (1948), o mais contundente filme sobre o pós-guerra e a crise econômica e moral na Alemanha, contada através do drama de uma criança de 12 anos que cuida de um pai doente, e que consegue seu sustento participando de um universo de crimes e falcatruas;

 

Também entram no Fronteira as obras Stromboli (1950) e O Medo (1954). Naquele, vemos a primeira atuação da atriz Ingrid Bergman para um filme de Rossellini, com quem casou-se no mesmo ano. Stromboli marca uma guinada no percurso do cineasta. Uma obra caracterizada por sua beleza natural e por uma história ligada ao amor, às crenças, devoções e resiliência. É um filme que marca por sua força natural. Já em O Medo, em contraponto ao primeiro filme, diz-se desta obra que Rossellini criou dois personagens espelhados na sua própria vida, deixando clara a situação conflituosa de sua relação com Ingrid Bergman, de quem se separou em 1957. Uma história de traição, manipulação e suspense.

 

Depois, o recorte do Fronteira dá um salto de 5 anos, e apresenta o filme INDIA, MATRI BUHMI (1959). O documentário registra as impressões de Rossellini sobre a Índia e sua emergência social por meio das histórias de pessoas comuns.

 

Para completar, o Fronteira exibe Descartes (1974), a cinebiografia do pensador René Descartes, que é o quarto longa-metragem que mestre do neorrealismo italiano filmou para a TV na década de 70, já no final da carreira. Com base nas obras e na vasta correspondência do filósofo, o filme mostra o lado humano do pensador francês e o contexto em que o pai da filosofia moderna desenvolveu suas teorias. Vale ressaltar que no fim de sua vida Rossellini se empenhou em um trabalho singular e pedagógico, que tinha o propósito de criar um conteúdo educativo para a televisão italiana, numa tentativa de narrar a história da humanidade.

 

Finalizando, a retrospectiva ainda exibirá ROSSELLINI VISTO DI ROSSELLINI, filme dirigido por Adriano Aprá sobre o cânone italiano.

 

O Fronteira será realizado pela Barroca Filmes, com patrocínio do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.

 

Serviço:
Mostra Retrospectiva Roberto Rosselini

IV Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental
Data: 12 a 21 de abril de 2018
Local: Lumière Banana
Informações:  www.fronteirafestival.com

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]