site logo
 

PUBLICIDADE

img

Goiás registra mais de 3 milhões de raios no 1º trimestre de 2024 0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 17/04/2024 22:57

 

Em apenas três meses deste ano, Goiás foi atingido por mais de 3 milhões de descargas atmosféricas, conforme registros do sistema de monitoramento da Equatorial. Esse volume representa uma média de 35 mil raios por dia. A análise é realizada em colaboração com o Climatempo e os técnicos do Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora, que monitoram em tempo real, 24 horas por dia, as condições climáticas em todo o estado.  

 

O grande volume de raios foi registrado em várias cidades, mas algumas se destacam com a maior incidência. O levantamento mais recente feito pela concessionária de energia mostra que, de janeiro a março de 2024, os municípios com o maior número de descargas foram: Niquelândia (110.187), Mineiros (103.932), Rio Verde (93.735), Jataí (84.737), Serranópolis (79.898), Cavalcante (69.620), Nova Crixás (62.600) e Quirinópolis (55.179). 

 

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) alerta que o Brasil, por ser um país tropical, tem a maior incidência de raios do mundo. Regiões quentes como Goiás favorecem a formação de tempestades e descargas elétricas. O aquecimento global tem gerado temperaturas extremas, temporais cada vez mais fortes e tem aumentado a quantidade de raios, segundo os pesquisadores. Por isso, é fundamental estar preparado para os riscos associados a esses fenômenos naturais. 

 

A intensidade das chuvas e o aumento na frequência de raios causam danos significativos à rede elétrica. As descargas atmosféricas são responsáveis por aproximadamente 20% das interrupções no fornecimento de energia, além de ocasionarem curtos-circuitos, danos a equipamentos e até mesmo acidentes fatais.

 

Segundo o gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima, a queda de árvores, galhos e outros objetos sobre a rede tem um impacto considerável no fornecimento de energia durante tempestades. "Nesses casos, a reconstrução da rede elétrica demanda mais tempo, pois é necessário substituir postes, trocar cabos e transformadores, além de remover a vegetação que é arremessada contra a rede”. 

 

A atuação da concessionária é constante antes, durante e depois de temporais. Com a rede afetada pelas descargas atmosféricas, os técnicos atuam prontamente na reconstrução do sistema elétrico, que é uma das prioridades da Equatorial desde que iniciou sua operação em Goiás, há mais de um ano. A distribuidora investiu neste tempo mais de R$ 2 bilhões e está intensificando as manutenções na rede, principalmente na zona rural. O extenso cronograma de obras pode ser acompanhado no Trabalhômetro - https://trabalhometro-equatorialgo.com.br/.    

 

Além das medidas preventivas já conhecidas, como evitar o uso de equipamentos elétricos durante tempestades e não se abrigar em locais abertos, a Equatorial Goiás reforça a importância de seguir as orientações de segurança abaixo: 

  

Cuidados dentro de casa: 
Evite o uso do celular, chuveiro, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada; 

Evite consertos de instalações elétricas; 

  

Cuidados fora de casa: 
Não encoste em objetos metálicos como postes, cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas; 

Não toque em aparelhos elétricos com as mãos ou pés úmidos; 
Não tente carregar aparelhos móveis, como celulares, em locais úmidos; 
Nunca tente desligar ou religar energia da rede elétrica por conta própria; 
Evite estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados. 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]