site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Inscrições para Curso Documentário de Observação teminam na sexta (20)0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 19/04/2018 20:25

 

Bianca Aun


A 1ª REAU – Rodada de Estudos Audiovisuais recebe até a próxima sexta-feira (20), inscrições para o curso Documentário de observação, com o documentarista mineiro Marcos Pimentel, que será realizado de 23 a 25 de abril, no Centro Cultural UFG. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.cinemareau.com/.

 

O projeto é desenvolvido pela Nonanuvem Filmes, com o patrocínio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce Goiás) e do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, e apoio do Centro Cultural UFG e Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás.

 

O curso de Marcos Pimentel começará dia 23 de abril, às 19h, no Centro Cultural UFG, com a exibição aberta de seu último longa A Parte do Mundo que me Pertence, seguida de conversa com o diretor. O filme recentemente recebeu o prêmio de Melhor Longa Documentário no 2nd Indian World Film Festival-2018.

 

Nos dias 24 e 25 de abril, das 14 às 20h, o documentarista orientará os 25 participantes no estudo de técnicas narrativas, possibilidades de tratamento e abordagem estética no campo do documentário de observação. Ele vai abordar também o elemento da crise no universo documental e sua incorporação na constituição da performance do personagem; o uso de dispositivos e artifícios detonadores que auxiliam a elaboração da narrativa no documentário observacional; a tomada de decisões e a construção subjetiva do discurso através da observação. Marcos Pimentel também vai refletir sobre poesia e prosa na estrutura dramática do cinema de não ficção; ética e estética no universo do documentário de observação; e falar sobre escolas, tendências e autores contemporâneos que se valeram de técnicas de observação para construir seus discursos cinematográficos.

 

Calendário de inscrições e cursos – Continuam abertas as inscrições para os outros três cursos da primeira edição do projeto: Escrever e ler com a câmera: ensaio, poesia, carta e diário no audiovisual, com a pesquisadora e realizadora Glaura Cardoso Vale (inscrições até 25 de abril); Produção executiva para cinema, com a produtora Luana Melgaço (inscrições até 2 de maio); e Direção Cinematográfica, com o diretor goiano Érico Rassi (inscrições até 10 de maio).
Todos os encontros já têm data marcada. Nos dias 2 e 3 de maio, Glaura Cardoso Vale ministrará o curso Escrever e ler com a câmera: ensaio, poesia, carta e diário no audiovisual. Na semana seguinte, nos dias 7 e 8 de maio, Luana Melgaço ministrará o curso Produção executiva para cinema. E, de 14 a 16 de maio, o diretor Érico Rassi encerra a 1ª Rodada de Estudos Audiovisuais com o curso Direção cinematográfica.

 

Cada curso terá a carga horária de 20 horas e vagas limitadas a 25 participantes – exceto no curso Escrever e Ler com a Câmera, com 15 vagas –, entre estudantes e profissionais de comunicação, cinema e audiovisual e demais interessados. A participação será gratuita e sujeita à disponibilidade de vagas e lotação do espaço. As ementas e programação já se encontram disponíveis no site www.cinemareau.com.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]