site logo
 

PUBLICIDADE

img

IV Fronteira Festival divulga programação completa de filmes e mostras0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 29/03/2018 21:43

Diários de Classe
 

Igor Souza


O IV Fronteira – Festival Internacional do Filme Documentário e Experimental divulgou a lista completa de filmes a serem exibidos em suas diferentes mostras. Além das competitivas de curtas e longas-metragens, o festival prevê mostras especiais não competitivas, com comentários de realizadores, professores e críticos de cinema. São elas: Atualidade Rossellini, Cineastas na Fronteira – Lee Anne Schmitt + Stephen Broomer, Cadmo e o Dragão, Às Primaveras que Virão, Experimentos da Diáspora Africana, Visões da Destruição, Exibições especiais e Sessão especial com acompanhamento ao vivo da Onomatorquestra, além das sessões de abertura e encerramento do evento.

 

O evento será realizado de 12 a 21 de abril de 2018, no Cinema Lumière do Banana Shopping. A realização será da Barroca Filmes, com recursos do Fundo Nacional da Cultura, apresentação da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, Seduce e Governo de Goiás, e patrocínio da rede Cinemas Lumière.

 

A sessão de abertura, no dia 12 de abril, às 20h, começa com a exibição de 165708, curta de Josephine Massarella (Canadá, 2017), recém-premiado como melhor curta metragem no Ann Arbor Film Festival, o mais antigo e importante festival de cinema independente e de vanguarda dos Estados Unidos. Após o curta, será exibido o longa Djamilia, de Aminatou Echard (França, 2018), que estreia na América Latina com a presença da realizadora francesa conhecida por filmar a vida das mulheres na América Latina e no Oriente Médio. O filme, atualmente em competição no Cinéma du Réel, recentemente esteve na seleção da prestigiada Seção Fórum no Festival de Berlim.

 

Por último, o Fronteira realizará em seu último dia uma sessão especial com a Onomatorquestra, grupo de sonorização e acompanhamento musical de filmes ao vivo conduzido pelo técnico de som, músico e professor de cinema do IFG Guile Martins. O grupo acompanha os filmes Em Terra (At Land) e Estudo em Coreografia para a Câmera (A Study in Coreography for Camera), filmes fundamentais de Maya Deren (EUA, 1946) e Caminho dos Gigantes, de Alois de Leo (Brasil, 2016). O festival se encerra com a estreia no Brasil do longa Arruína Teu Reino (Ruinas tu Reino), de Pablo Escoto (México, 2016), obra mundialmente premiada sobre o cotidiano de um navio pesqueiro e seus tripulantes.

 

O IV Fronteira também prevê exibições especiais de longas-metragens de diferentes origens que dialogam com os demais filmes programados para o festival. Destaque para Hengyoro – Caminhos Estranhos (Hengyoro, Japão, 2017), do lendário realizador de Okinawa, Takamine Go, ainda desconhecido no Brasil, cujo mais novo trabalho será exibido pela primeira vez no país. Protótipo (Prototype, Canadá, 2017), do canadense Blake Williams, destaca-se por ser, ao lado de Adeus à Linguagem de Jean-Luc Godard, uma das experiências mais viscerais em 3D já realizadas no cinema. Serão exibidos ainda o Diários de Classe (2017), da dupla bahiana Maria Carolina e Igor Souza, triste e assustadora imersão na realidade do sistema carcerário brasileiro; e Baixo Centro (2018), filme vencedor da Mostra Aurora no último festival de Tiradentes, dirigido pelos mineiros Ewerton Belico e Samuel Marotta. 

 

Competitivas internacionais de curtas e longas – A seleção dos oito longas e 18 curtas-metragens de 20 países para as mostras competitivas demonstra a diversidade de formas do cinema contemporâneo, inclinando-se para o risco e a experimentação que emerge de visões singulares e expressivas ao redor do mundo. Filmes cujas premières mundiais se deram nas últimas edições de festivais como FID Marseille, Locarno, Rotterdam e Berlinale têm, no IV Fronteira, sua estreia no Brasil e na América Latina.

 

O festival prevê participação de um júri jovem, composto por quatro estudantes de cinema do IFG e da UEG, que vão escolher – assim como o júri oficial composto pela professora e pesquisadora de cinema da UFRB Amaranta César, o cineasta canadense Stephen Broomer e o conservador-chefe da Cinemateca do MAM-RJ Hernani Heffner –, os melhores filmes desta edição.

 

Confira a programação completa em: http://www.fronteirafestival.com.

 

Serviço:
IV Fronteira Festival – Lista completa de filmes
Data: 12 a 21 de abril de 2018
Local: Cinema Lumière Banana Shopping – Avenida Araguaia, Centro, Goiânia 
Mais informações
: http://www.fronteirafestival.com

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]