site logo
 

PUBLICIDADE

img

Jesus mais introspectivo e próximo da plateia0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 27/03/2013 12:11


A 15ª edição da Encenação da Paixão de Cristo da Cidade de Goiânia vai ocorrer, pela primeira vez, em um teatro, no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Em 15 anos de montagem, pela primeira vez a Encenação da Paixão de Cristo da Cidade de Goiânia será apresentada em um espaço tradicional: um teatro. “Sentimos a necessidade de criar um Jesus mais amigo, mais próximo das pessoas”, diz o diretor de teatro Eduardo de Souza, que, com Padre Luiz Augusto, idealizou a Encenação da Paixão de Cristo da Cidade de Goiânia.

Com a mudança na dramaturgia, “que se apóia na atuação dos atores, sem voo ou grandes efeitos especiais tecnológicos”, como observa o diretor, a Encenação da Paixão de Cristo da Cidade de Goiânia será exibida no Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer (Ccon), na Sexta-Feira da Paixão (dia 29), às 19 horas, com reapresentação no Sábado de Aleluia (dia 30), às 17 horas.

A entrada para a 15ª edição da Encenação da Paixão de Cristo da Cidade de Goiânia são dois quilos de alimentos não perecíveis. A troca de alimentos por ingresso poderá ser feita na bilheteria do Teatro Madre Esperança Garrido (Avenida Contorno, Centro, Goiânia, fone: 8237 15 74) e Paróquia Santa Terezinha do Menino de Jesus (Setor Expansul, Aparecida de Goiânia, fone: 3584 3843), onde atua Padre Luiz Augusto e que receberá os alimentados arrecadados.

Embora com um texto mais enxuto, com duração prevista de uma hora e quarenta minutos de espetáculo, o musical conserva algumas de suas características tradicionais.  “Contamos com um grande elenco de artistas (120, ao todo) no palco. Alguns representam, outros dançam e há aqueles que cantam”.

O elenco é encabeçado pelo ator Tiago Benetti, que, pela sétima vez, interpreta Jesus Cristo. Benetti. Apesar da origem paulsita, Tiago começou a carreira artística em Goiânia e, desde 2010, mora no Rio de Janeiro, onde atua no teatro e cinema.

O musical conta com a participação especial do ator carioca Carlos Machado (da novela Fina Estampa). “O Carlos integrou o elenco do musical no ano passado e fez questão de trabalhar novamente conosco”, revela Eduardo de Souza.

O diretor do espetáculo de cunho artístico-religioso destaca também a presença do ator goiano Mauri de Castro, intérprete de Caifás. “É sempre muito produtivo trabalhar com Mauri, que foi o meu primeiro professor de teatro”, fala carinhosamente Eduardo.

Outros nomes consagrados das artes cênicas goianas presentes na encenação são: Rose Cavalcante (Maria), Eurípides Oliveira, Norval Berabri e Paulo Baritchelli.

 

Luz e clássicos da MPB
A linguagem mais poética adotada na 15ª edição da Encenação da Paixão de Cristo da Cidade de Goiânia se dá, sobretudo, através da iluminação e música. “Em espaços amplos, abertos, fica complicado para o público perceber as nuances da luz”, indica o diretor do espetáculo Eduardo de Souza o principal motivo que levou a encenação ao teatro.

“A paixão de Cristo ficou mais introspectiva e reflexiva”, orienta o adaptador. Essa nova linguagem incorporada pelo criador atende o anseio de sempre trazer um elemento novo para a consagrada e comovente história do criador do cristianismo. “Então, optamos por reestruturar o ritmo da narrativa, já que os ensinamentos de Jesus Cristo são eternos”, conclui.

O lirismo da 15ª edição da Encenação da Paixão de Cristo da Cidade de Goiânia é permeado ainda pela seleção da trilha sonora. “Adotamos clássicos da MPB”, orienta o diretor.

A canção Anunciação, de Alceu Valença, é usada para indicar a chegada de Jesus a Jerusalém, quando é acolhido por uma multidão com ramos nas mãos.

Tocando em Frente, de Almir Sater, para Eduardo de Souza “é o próprio sermão da montanha”, revela o diretor em que contexto a canção entra em cena. Outra música da trilha é Quando a Gente Ama, de Oswaldo Montenegro.  
 
Serviço: 
Evento: Encenação da Paixão de Cristo da Cidade de Goiânia
Quando: Dias 29/Sexta-Feira da Paixão (às 19 horas), e 30 /Sábado de Aleluia (reapresentação, às 17 horas)
Local: Palácio da Música/ Centro Cultural Oscar Niemeyer, Avenida Jamel Cecílio, nº 4490, Setor Fazenda Gameleira
Entrada: Dois quilos de alimentos não perecíveis
Pontos de troca: Paróquia Santa Terezinha do Menino de Jesus (Setor Expansul, Aparecida de Goiânia, fone: 3584 3843) e bilheteria do Teatro Madre Esperança Garrido (Avenida Contorno, Centro, Goiânia, fone: 8237 15 74)
Capacidade público por apresentação: Dois mil e quinhentos espectadores 
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]