site logo
 

Jornalista Iúri Godinho lança livro nesta sexta-feira0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 19/10/2018 08:50

 

O jornalista Iúri Rincon Godinho irá lançar nesta sexta-feira (19), às 19 horas, na Fecomércio, o livro  “Goiânia em Guerra – Sangue, Sede e Escuridão nos Anos 40”. A obra conta uma história pouco conhecida de Goiânia: como a Segunda Guerra Mundial interferiu e mudou os destinos da jovem capital. O livro é a continuação de sua obra anterior, “A Construção”, que conta o início da cidade, de 1932 a 1942, data do Batismo Cultural. Neste novo volume, ele revela ano a ano os principais acontecimentos de 1943 a 1950.
 
 
Segundo o autor, os anos 40 foram uma época extremamente conturbada, quando a capital conheceu os mutilados da Segunda Guerra Mundial e chorou a morte dos pracinhas que lutaram na Itália. Enfrentou racionamento, a falta de alimentos, combustível, energia elétrica e de água. “Goiânia em Guerra” reconstrói a história dos quatro goianos mortos em combates na Itália — o jornalista refez o caminho dos combatentes goianos na Europa, com direito a visita ao cemitério brasileiro em Pistoia, Itália.
 
 
Segundo Iúri, foi nos anos 40 que a cidade conheceu seu maior crime até então, o chamado Crime da Caminhonete Azul, uma história repleta de reviravoltas, fugas espetaculares e muita brutalidade. Iúri também recria o ambiente  de luxo e glamour que levou a goiana Jussara Marques a ser eleita Miss Brasil, em votação no antigo cassino Quitandinha, em Petrópolis. 
 
 
Na parte política, “Goiânia em Guerra” narra a “guerra” política. Mil novecentos e quarenta e cinco marcou o fim de 15 anos de poder do grupo de Pedro Ludovico Teixeira no poder. A obra relata passo a passo como ele brigou com seu irmão João Teixeira Álvares, seu principal auxiliar, e como seu parente e aliado Jerônymo Coimbra Bueno virou governador contra o próprio Pedro Ludovico.
 
 
Com quase 400 páginas, o livro tem capa dura e mais de 200 fotos inéditas do período. Narra o governo estatizante de Jerônymo Coimbra Bueno, a construção da estação ferroviária, o Congresso Eucarístico Nacional, a bagunça do futebol amador, a queda da represa do Meia Ponte que deixou a cidade dois anos sem energia elétrica e até a história de uma milagrosa imagem de Nossa Senhora que foi presa pela polícia.
 
 
Serviço
Lançamento do livro Goiânia em Guerra – Sangue, Sede e Escuridão nos Anos 40
Data: 19/10
Local: Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio) – Avenida 136, nº 1084, Setor Marista
Horário: 19 horas
Edição de luxo, capa dura: R$ 60
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]