site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

MAC recebe exposição sobre Frei Confaloni0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 11/12/2017 07:41

Tu es Pedro - 1956 - Acervo Igreja Sao Pedro
 

Em comemoração ao centenário do artista, o Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC Goiás) abre em dezembro a maior mostra já realizada sobre Frei Nazareno Confaloni (1917-1977) - e a mais completa sobre um artista "goiano". 


“ABC Confaloni” traz cerca de 300 obras, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, afrescos e objetos pessoais pertencentes a colecionadores locais, nacionais e familiares do artista. O conjunto engloba diversas técnicas, suportes e temas, entre eles retratos, paisagens, casarios, personagens populares e religiosidade. Há obras que nunca foram expostas, em especial as que vêm da Itália. Há,  ainda, a reconstituição, em tamanho real, de seu último ateliê, conforme deixado quando de seu falecimento, em junho de 1977, aos 60 anos de idade - 27 deles vividos em Goiás.


Os itens foram mapeados e reunidos pelo produtor cultural, biógrafo e pesquisador Px Silveira, idealizador da mostra. Silveira pesquisa a obra do frei desde a década de 1980 e é autor de Conhecer Confaloni (premiado pela PUC, em sua 3ª edição) e Tempo Confaloni (a ser lançado com a mostra). Também realiza o projeto Raisonné Confaloni, iniciado em 2013. A curadoria pensada por ele - e dividida em curadorias setoriais, para as quais convidou Dayalis Perdomo (história), Sáida Cunha (obras internacionais) e Neusa Baiocchi (documentos) - permite conhecer as diferentes fases da vida e da obra do artista, mostrando-o por inteiro, sem recortes.


Já a expografia, assinada conjuntamente por Px Silveira, Gilmar Camilo e Cleandro Jorge, conta com recursos cênicos e eletrônicos para levar o observador a um percurso que se estende de 1935 a 1977, de forma a inspirá-lo e fazê-lo se aproximar do artista, transparecendo seu processo de criação e sua visão de mundo.


Em parceria com a produção da mostra, o MAC Goiás preparou uma série de atividades para os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. A agenda prevê lançamentos de livros, palestras e encontros para tratar da vida e da obra de Confaloni, personagem que deixou uma marca indelével na sociedade, na cultura e na arte goiana.
 

“ABC Confaloni – Modernidade inaugural e outras obras” é uma realização da Comissão de Registro e Comemorações do Centenário de Nascimento de Giuseppe Confaloni, da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), do Instituto ArteCidadania, do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, do Museu de Arte Contemporânea de Goiás (MAC Goiás), do Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON), da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e do Governo de Goiás.


Tem apoio cultural da Metrobus, Infraero, Ordem dos Dominicanos, Época Galeria de Arte, Buena Vista Shopping e Projeto Raisonné Confaloni. O projeto foi premiado pelo Fundo de Arte e Cultura de Goiás e tem o patrocínio da Saneago – 50 Anos.

  
Serviço
Período de visitação: 9 de dezembro de 2017 a 25 de fevereiro de 2018
Abertura ao público: 9 de dezembro (sábado), 9h30, com café da manhã
Local: Museu de Arte Contemporânea de Goiás/Centro Cultural Oscar Niemeyer
Entrada franca
Mais informações: (62) 3201-4923

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]