site logo
 

PUBLICIDADE

img

PirenópolisDoc começa nesta terça-feira0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 15/08/2017 07:22

Jorge Bodanzky
 

Começa nesta terça-feira (15), em Pirenópolis, a terceira edição do PirenópolisDoc. O festival irá oferecer extensa programação no Cine Pireneus, em galerias de arte e na UEG- Universidade Estadual de Goiás. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público, até domingo (20).

 

Com um número recorde de filmes inscritos - mais de 540, de todas as regiões do país - o PirenópolisDoc se consolida como um importante evento no calendário anual do circuito brasileiro de cinema.  A programação contará com exibições de 30 filmes selecionados em três mostras competitivas – Nacional de curtas e longas-metragens e Regional, com prêmios de Júri Oficial, Júri Jovem e Júri Popular.

 

Além disso, uma grande novidade: a Mostra de Cinema Noutras Falas, realizada em parceria com a Associação Ao Norte e o Cineclube de Avanca, ambos de Portugal. A Mostra trará um conjunto de filmes que busca aproximar os países falantes da língua portuguesa, com exibições de obras de Guiné Bissau, Moçambique, Angola e Portugal. 

 

Outros grandes destaques na programação serão as presenças de Jorge Bodanzky e Renato Vallone. Bodanzky é o cineasta homenageado, com uma mostra especial que faz a retrospectiva de sua filmografia. O seu mais conhecido e premiado filme, considerado um marco no cinema documental, “Iracema – uma Transa Amazônica”, terá uma exibição especial na noite de abertura, seguida de um debate com o diretor. Bodanzky ministrará, ainda, o curso de Cinema Documentário Contemporâneo para participantes do festival.

 

Já Renato Vallone responderá pelo laboratório de montagem Programa Primeiro Corte, prestando consultoria a cineastas selecionados com seus filmes documentários, ensaísticos ou híbridos, em fase de edição. Vallone é considerado um dos mais inventivos montadores do cinema brasileiro e montou o filme “Cinema Novo”, vencedor do prêmio de Melhor Documentário em Cannes 2016.

 

Este ano o festival também realizará, pela primeira vez, o Encontro Internacional de Fotografia, Cinema e Artes Digitais, abrindo espaço para o compartilhamento de estudos e pesquisas acadêmicas sobre os impactos das tecnologias digitais na fotografia, no cinema e nas artes, no cenário contemporâneo. 

 

O público que for a Pirenópolis também poderá prestigiar durante toda a semana duas exposições fotográficas: “Cem Anos Luz”, sobre o centenário da icônica bailarina Luz del  Fuego, organizada por Roberto Sá, cineasta participante da Mostra Competitiva Nacional, e “A Casa do Ser”, de Ana Póvoas, fotógrafa residente em Pirenópolis, que retrata o cotidiano e o universo interiorano de Goiás, que também fará o lançamento do seu livro homônimo durante o festival.  

 

Confira a programação completa do festival em:  www.pirenopolisdoc.com.br.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]