site logo
 

PUBLICIDADE

img

Pondé elabora ensaio sobre ansiedade em novo livro0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 14/05/2020 17:38

 

Antes da pandemia do novo coronavírus parar o mundo e fazer as pessoas moldarem a rotina, redefinirem prioridades e sofrerem com as incertezas e o medo, Luiz Felipe Pondé já percebia a ansiedade como uma das questões mais preocupantes e inquietantes da nossa era. Enquanto finalizava o livro "Você é ansioso? – Reflexões contra o medo", e o vírus se espalhava mundo afora, o autor teve a comprovação de que a ansiedade havia se tornado um marco da nossa época.

 

Na obra, publicada pela Editora Planeta, o pensador elabora um ensaio sobre a era da ansiedade, analisando como o comportamento e a cultura têm produzido e lidado com esse novo paradigma e apontando possíveis formas de lidar com a questão.

 

O filósofo explica que a fonte essencial para afirmar que existe uma ansiedade espalhada pelo mundo é o fato de que a ansiedade é verdadeira. "E se somos todos ansiosos, temos razão para sermos", diz. Pondé transfere parte da responsabilidade da forte carga da ansiedade em nossa sociedade para a ‘hiperinformação’. "Cidadãos informados são ansiosos, este é um traço essencial da dialética da ansiedade em sua relação com o aumento na qualidade da informação e do conhecimento", defende.
 
 
O livro pretende, antes de tudo, reconhecer as fontes imediatas da ansiedade em nossa era, como redes sociais e internet, avanço na medicina, maior longevidade, emancipação feminina e suas consequências, disseminação das práticas psicoterápicas de estilo coaching, instrumentalização das relações, instabilidade do futuro da democracia, dissolução da família em geral e obsessão com a alimentação. 
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]