site logo
 

Projeto Invisível busca revelar a arte presente na cidade0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 21/06/2017 20:06

Projeto Base Central
 

Ebert Calaça


O artista Santiago Selon vai se dedicar, durante o período de um mês, à pintura de um mural de aproximadamente 150m², em Goiânia. A iniciativa faz parte do Projeto Invisível, que deseja ampliar relações entre o cidadão, a arte e o espaço urbano. Quem passar pela Praça Universitária poderá acompanhar o desenvolvimento do trabalho, na área II, Blodo D da PUC-GO, nos fundos da Catedral.O apoio é do Fundo de Arte e Cultural do Estado de Goiás (FAC).

 

O painel em amarelo e vermelho será uma criação inédita de Santiago Selon. Sua composição visual irá referenciar a trajetória do artista, que é especialista em geometria. “Não haverá uma mensagem explícita nesse mural, eu quero levar para as pessoas a liberdade de sentir a obra da forma como ela se comunica com cada um”, comenta Selon.

 

Segundo ele, o Projeto Invisível deve cumprir a missão de aproximar o cidadão de seu bem comum: a cidade. Dar visibilidade aos muros de Goiânia é algo que o artista tem feito há mais de 15 anos. A importância disso para Selon é “colaborar para ampliar a percepção de quem habita o território urbano acerca do que foi edificado, dos espaços ocupados e dos vazios existentes que nos permitem a mobilidade”.

 

Durante todos esses anos de atuação nas ruas da capital goiana, ele conta que, na maioria das vezes, a compra de materiais foi um investimento pessoal e, portanto, não houve recebimento de cachê. Para Selon, o prêmio concedido pelo FAC (Edital 2016) é um marco de reconhecimento de seu trabalho como relevante para o Estado.

 

A partir da pintura mural finalizada, em julho, o Projeto Invisível vai disponibilizar gratuitamente o catálogo impresso, composto por registros fotográficos e texto crítico sobre a obra. A cobertura integral de execução do projeto será realizada por meio das mídias sociais (Facebook e Instagram), convidando e motivando o público a se apropriar afetivamente da obra desde o princípio de sua construção.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]