site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Vila Cultural recebe artistas Naifs 2 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 12/03/2019 11:19

Brincando com Bolhas, de Sandro Carvalho
 

A Vila Cultural Cora Coralina recebe, entre os dias 13 de março a 6 de abril, o 2º Encontro Nacional de Artistas Naifs no Centro-Oeste –EnanCO. O evento contará com exposição de obras de artistas de Goiás e de outros 15 Estados, além do Distrito Federal. A abertura será na quarta-feira (13), às 20 horas, com apresentação da Folia de Reis, em uma procissão cênica abençoando a mostra, além de show com o grupo de coco goiano Tronco de Angico. A exposição estará aberta a visitação no período de 14 de março a 6 de abril, de segunda a domingo, das 10 às 22 horas. A entrada será gratuita. O projeto é de autoria de Helena Vasconcelos, com produção de Laila Santoro, e tem patrocínio do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – Lei Goyazes, mecanismo gerenciado pela Secretaria de Cultura de Goiás (Secult Goiás).

 

As produções que compõem a mostra somam obras de 62 artistas que foram selecionadas por meio de edital, dos quais nove são de Goiás, e o restante vindo de outros Estados, e do Distrito Federal.  Dentre os goianos, Alessandra Teles, Américo Poteiro, Dilvan Borges, Manoel Santos, Omar Souto, Pedro Galvão, Rosa Domingues, Sandro Carvalho e também da idealizadora Helena Vasconcelos. A seleção contou com curadoria de Augusto Luitigard (Brasília), e de Mairone Barbosa e Px Silveira (Goiânia). Além da exposição, o 2º EnanCo também irá homenagear quatro artistas renomados na arte naif: Tânia Pedrosa e Vera Marina, e Aparecida Azevedo e Nilson Pimenta (in memorian).

 

Encontro de Artistas Naifs é uma iniciativa pioneira nesse movimento, que celebra um estilo tipicamente brasileiro e popular, geralmente produzido por autodidatas. A primeira edição do evento foi realizada em 2017, com objetivo de divulgar, estimular e valorizar os artistas naifs regionais mostrando sua arte pelo país, com suas tradições, festas e costumes.

 

Segundo os organizadores do evento, a proposta do 3º encontro  é de torná-lo uma Bienal Naif no Centro-Oeste, mais especificamente, em Goiânia, com previsão para o ano de 2021. O projeto já está em construção.

 

A Vila Cultural Cora Coralina é uma unidade da Secretaria de Cultura de Goiás e funciona na Rua 3, no Centro.

 

Serviço:
2º Encontro de Artistas Naifs do Centro-Oeste
Abertura: Quarta-feira, 13/03, às 20h

Visitação: De 14/03 a 06/04, de segunda a domingo, das 10 às 22h
Local: Salão Principal da Vila Cultural Cora Coralina
Entrada gratuita

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

Elsa Dias Domingues Farias

Linda a matéria! E merecida, pois Goiânia está de parabéns, por apoiar a arte e seus artistas. A ENANCO, um sucesso! Cores, a arte que conta histórias. Me sinto feliz e honrada de estar fazendo parte desse momento.

Cora Azedo

Excelente matéria valorizando esse encontro de artistas naifs. Apenas gostaria de corrigir o nome da artista. Aparecida Azedo

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]