site logo
 

PUBLICIDADE

img

Viva a Praça Cívica ganha edição cultural0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 23/08/2019 17:48

 

A quarta edição do projeto Viva a Praça Cívica, do Governo de Goiás, será realizada no domingo (25), a partir das 8h30, com ampla programação cultural.  Dedicado à revitalização da Praça Cívica, o evento receberá pela primeira vez a parceria entre a  Secretaria de Cultura de Goiás (Secult) e a Agência Brasil Central (ABC), com o apoio de vários parceiros do governo e da sociedade civil organizada. Serão mais de vinte atrações simultâneas. Na programação, música popular e erudita, circo, congadas, exposições e cinema.

 

Durante toda a manhã, quem visitar a Praça Cívica poderá assistir a shows e exposições, além de participar de oficinas e diversas outras atrações. Um dos destaques será a tenda A Cor da Minha Praça, na qual crianças receberão folhas com o traçado dos prédios da Praça Cívica para colorir com giz de cera. Os desenhos pintados serão expostos em torno da tenda. Os traços foram cedidos pelo artista Di Magalhães.

 

O Quinteto de Metais da Orquestra Filarmônica de Goiás, que é ligado à Secult Goiás, abrirá a programação musical, que também irá oferecer shows da Orquestra de Violeiros (outra ligada à Secult) e de música popular brasileira, com Thayna Janaina.

 

Outro destaque será a tenda Biblioteca Braille, que propicia aos participantes experimentar as sensações e emoções vividas por uma pessoa com deficiência visual. Os visitantes ainda poderão curtir um tour cultural pelos prédios da praça, como o Museu Zoroastro Artiaga e pela própria sede da Secult, para uma sessão no Cine Cultura, que também estará aberto. As crianças que participarem do tour receberão fichas para sorteio de livros.

 

Confira a programação:
8h30 – Abertura com a presença do governador Ronaldo Caiado, da Primeira-dama Gracinha Caiado, do secretário de Cultura Edival Lourenço e demais autoridades.

- Execução do Hino a Goiás e do Hino Nacional – Hasteamento de bandeiras.

 

Atividades no palco
9h – Quinteto de Metais da Orquestra Filarmônica de Goiás

9h30 – Folia de Reis e Catira de todos os Santos de Silvânia
10h - Orquestra dos Violeiros
10h30 – Show da cantora Thayna Janaina.

Atividades de circulação na Praça
11h – Congadas Irmandade Nossa Senhora do Rosário de Catalão

11h30 – Capoeira Arte e Cultura
- Pernas de Pau – Circo Pau a Pique
- Homem prateado – Circo Pau a Pique
- Palhaço Preguinho
- Princesa Frozen

Atividades no Centro Cultural Marietta Telles
- Cine Cultura – Exibição de filmes em parceria com a Aliança Francesa Goiânia, de dois clássicos do cinema francês.

11h: “Os Incompreendidos”, de François Truffaut (França, 1959, 99 min, livre)
13h30: “Os Guarda-Chuvas do Amor”, de Jacques Demy (França, 1964, 91 min, 12 anos)

A entrada será gratuita para essas sessões.

Apoio: Aliança Francesa-Goiânia e IF - Institut Français.
- Na Sala Alois Feichtenberger - MIS: Exposição “ Música para Antropomorfos”
- No hall do Centro Cultural Marieta Telles – audição de discos de vinil de cantores goianos.

Atividades simultâneas:
- Grupo de Dança Circular Bonette

- Tenda Kids
. Grupo Plaft – Contação de histórias.
. Livros infantis e gibis para leitura.
. Brincadeiras de roda – Coordenada por Paula  do Museu Zoroastro Artiaga.
. Oficina Pintura Corporal – Grafismos.
. Exposição “A Cor da Minha Praça” - As crianças receberão folhas no tamanho A4, com o traçado dos prédios da Praça Cívica, e poderão colorir com giz de cera, apresentando assim a versão de cada uma. Após a colorização, as tendas terão barbantes em seu entorno para que os integrantes das oficinas possam colocar seus desenhos para exibição à comunidade, dando forma à exposição.
- Tour Cultural: Tenda Kids, Museu da Imagem e do Som (MIS) e Museu Zoroastro Artiaga.  A criança percorrerá este trajeto e receberá um comprovante de visitação, através de carimbo e ficha para urna. Sorteio de livros para quem participar do roteiro de visitação.
- Tenda Biblioteca Braille: O público terá a oportunidade de experimentar as sensações e emoções vividas por pessoas com deficiência visual. O participante assistirá o caminhar de um cego em um pequeno percurso, depois receberá uma venda e uma bengala longa e será orientado a percorrer o mesmo caminho com os olhos vendados.
- Fiandeiras e violeiros
- Exposição “Em cada esquina, uma Poética” – Artista: Pedro Galvão: A exposição traz um registro histórico de pinturas, que relata os percursos de artistas de rua pelas paisagens de Goiânia e a importância histórica e cultural deste momento contemporâneo. Durante o evento, o artista irá pintar uma tela.
- Exposição Carros Antigos – Os carros ficarão expostos em volta do Palácio das Esmeraldas e na via permitida dentro da Praça.
- Tenda ABC – Diversas atividades lúdicas.
- Tenda Saneago - distribuição de água.
- Mercado das Coisas – 10 barracas de comida e 20 barracas de artesanato.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]