site logo
 

PUBLICIDADE

img

Entrevista: Daniela Guimarães0 comentário

Entrevista

Publicado em 21/07/2014 21:41

-
 

-

Daniela Guimarães é formada em Administração de Empresas pela PUC-GO. Trabalha como professora universitária e presta serviço como consultora de moda e "social media" para várias empresas. Já foi modelo e sempre gostou de acompanhar as tendências da moda. Por isso, criou o blog “Enter na Moda”, para compartilhar imagens e dicas. Em dezembro do ano passado, depois de 3 anos de atividade, ela decidiu encerrar o blog e manter o trabalho nas redes sociais Facebook e no Instagram. O perfil “Enter na Moda” possui cerca de 9 mil seguidores entre as duas redes sociais. Daniela é mãe da Valentina, que nasceu agora em junho e que já ganhou perfil no Instagram (@enterbebe). O Arroz de Fyesta conversou com Daniela sobre a migração do blog para as redes sociais, sobre o seu trabalho e sobre a chegada da Valentina. Confira a entrevista!

Como a moda entrou em sua vida? E o blog, como surgiu? A moda entrou na minha vida quando eu me mudei de Jataí para Goiânia, para trabalhar como modelo em 1995. Fiquei um ano na agência, na época New Face, e depois continuei acompanhando como mulher vaidosa que sou. Pesquisava para mim e criei um blog para compartilhar algumas imagens mais pesadas com as amigas de Goiânia e fora de Goiânia. Acabou que outras pessoas passaram a acessar e curtir as dicas que eu deixava.

Depois de três anos de blog, no dia 16 de dezembro do ano passado você anunciou o fim do blog “Enter na Moda” e a sequência do trabalho nas redes sociais Facebook e Instagram. O que te levou a tomar a decisão? A minha decisão foi pautada por uma série de fatos que envolveram a gravidez e a suposta falta de tempo, além dos novos formatos de blog, como o vlog (vídeo), que promete despontar, e eu não domino vídeo. Tem ainda a preguiça das pessoas em ler. Com o surgimento do Instagram, o acesso caiu consideravelmente. As pessoas preferem ler duas linhas do que ler todo um trabalho elaborado. Então resolvi encerrar o trabalho no auge.

É possível fazer nas redes sociais todo o trabalho que fazia no blog? Não é possível. No blog o conteúdo é muito mais detalhado e aprofundado. Mas com o viral do Instagram, as pessoas começaram a se contentar com uma pílula de informação. Eu só comecei a seguir essa onda que as próprias leitoras foram sinalizando.

Você percebe diferença entre o retorno do público em cada rede? Percebo. Apesar de ter encerrado o blog, meus acessos e seguidores nas redes sociais não diminuíram e vem aumentando a cada dia. O retorno do Instagram é muito mais rápido e imediato do que no Facebook, até por causa das políticas do Facebook de limitar a visualização.

Você tem mais de 9 mil seguidoras nas redes sociais. Como lida com elas? Lido como amigas! Um monte de moças lindas que querem se sentir ainda mais lindas. Apesar de tentar falar mais de moda com elas, não tem jeito. O que elas querem ver são as dicas aplicadas na minha vida pessoal mesmo. Isso é que trás curtidas. Falar de tendências só faz sentido se eu estiver usando, senão nada feito.

Elas costumam responder ao seu questionamento sobre “enter” ou “delete”? Sim. Muitas respondem, dão sugestão. O Enter na Moda foi criado para oferecer dicas, dar “enter” em tudo aquilo que nos valoriza e “deletar”aquilo que não nos favorece. Mas não é a tag de maior Ibope que eu tenho. Elas querem me ver vestindo uma roupa ou calçado.

De todas as atividades relacionadas ao Enter na Moda, o que mais gosta de fazer? O que eu mais gosto de fazer é visitar as lojas e conferir as coleções. Ver se ao vivo tem a mesma qualidade do que no editorial. Até porque isso aumenta o meu conhecimento e posso ajudar as meninas que procuram uma peça aqui outra ali.

Que dicas as suas seguidoras mais costumam pedir? Elas sempre querem saber "onde eu encontro um vestido para ir a um casamento de dia?” ou "vou a um jantar com o namorado novo, será que esse look rola?". Vira uma consultoria virtual.

A gestação mudou a forma de fazer o seu trabalho? Mudou porque eu não entrava mais nas peças (risos). Também aumentou o número de mulheres grávidas ou que pretendem engravidar que querem saber mais sobre o tema moda e gestação ou sobre a preparação para chegada do bebê.

E após a chegada da Valentina, o que mudou em seu trabalho? Os looks não são mais o ponto alto das minhas redes sociais. Agora as pessoas querem saber mais do bebê e como eu lido com as questões maternas de se arrumar pra sair, sair com bebê e da relação dela com os meus bichos de estimação. O meu estilo de vida pessoal tornou-se mais atrativo do que as informações de moda que eu possa vir a trazer.

Como surgiu a ideia de criar o perfil @enterbebe? Quais são os seus planos para o Instagram da Valentina? Na verdade, quando um filho nasce, a gente acha tudo muito bonitinho. Tiro foto o dia inteiro e fico querendo mostrar pra todo mundo o tempo todo. Mas achei que fazer isso no meu perfil ficaria muito chato. Fico me policiando. Então criei um Instagram específico, porque quem quiser saber mais sobre a bebê, acessa lá. O meu Instagram continua sendo um pouquinho de tudo: moda, beleza, o meu dia a dia... além da Valentina, é claro!

Agora que você já é mãe, que dica você daria para as suas leitoras gestantes "de primeira viagem", que ainda não passaram pela experiência do parto e da maternidade? Bom, pra quem está gestante, eu digo: não engorde demais, para o corpo voltar mais rápido depois. Faça acompanhamento com uma nutricionista. Isso ajuda muito. Pesquise bastante sobre as formas de parto e faça uma escolha consciente. O meu parto foi domiciliar. Escolhi não marcar dia para o nascimento da Valentina e parir em um ambiente amoroso e respeito, na minha casa. Optei por transformar o parto da Valentina em um ato familiar e não em um ato médico. Para quem já é mãe, eu digo que é uma delícia e que dá para administrar os cuidados do bebê com os cuidados consigo mesma. Se sentir bem e bonita passa energia boa para o bebê. Às vezes pode até acontecer de dar meio-dia e eu ainda estar de pijama, mas garanto que com blush e batom (risos).

Fotos: Marcos Cardoso



PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

(62) 9946-0186

[email protected]