site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Cultura rural irlandesa: bonfire night0 comentário

Colunas > Por Aí

Tamanho da fonte A A

Por Aí

Por Kássia Simas

Blogueira, arquiteta e urbanista, cool hunter e amante de design e fotografia. Um belo dia me encontrei nessa aventura que é viver em uma nova cultura, numa nova realidade cheia de possibilidades. Atualmente morando em Galway, Irlanda.

Publicado em 10/07/2017 20:32

 

No último dia 23 de junho tive a oportunidade de presenciar um “ritual” da cultura irlandesa que se encontra presente na área rural do interior da Irlanda e que tem origem na cultura celta, o “bonfire night”.

 

O que é isso?! Originalmente a data era celebrada em 21 de junho, dia do solstício de verão, em que as famílias se reuniam em torno de uma grande fogueira com bastante comida e bebida para celebrar a chegada do verão e desejar bastante abundância para as colheitas antes da chegada do inverno. Além disso, as fogueiras também serviam para homenagear a deusa Áine (como parte de uma celebração celta). Com a chegada do cristianismo, eles trocaram a data para o dia 23 e a designaram como dia de São João, como é mundialmente conhecida e até no Brasil celebramos com nossa amada fogueira de São João durante as Festas Juninas.

 

Como já disse anteriormente, essa é uma tradição apenas do interior da Irlanda, das zonas rurais mesmo. Se você perguntar para um morador de Dublin o que é isso por exemplo, é bem provável que ele não saiba. Eu tive a oportunidade de vivenciar esse momento tão típico graças ao meu namorado, cuja família mora no interior. Não consegui registrar muitas fotos, pois foi o meu primeiro contato com a família.

 

O que presenciei por lá foi uma festa muito divertida, regada por muuuuuuita comida e muuuuita bebida. A família toda se reúne do lado de fora da casa, come bastante e se sentam em volta da fogueira durante a noite toda. O que eles queimam (o que achei mais peculiar) não é apenas madeira, mas também muita coisa sem utilidade, “lixo” mesmo, foram muitas cadeiras, pneus, colchões velhos, poltronas, restos de construções e por aí vai. Embora seja inverno na Irlanda, é sempre muito frio, ainda mais à noite, então durante toda à noite eles iam jogando essas coisas aos pouco na fogueira e isso nos mantinha aquecidos. Claro que ainda tem muita música, incluindo música ao vivo, afinal de contas, os irlandeses são mestres nesse assunto.

 

Não rolou decoração, mas foi uma experiência realmente única. Eu deixei a festa às 2 da manhã, mas o pessoal ficou por lá até umas 6 horas, prova de que a fogueira e a bebida renderam bastante. Haha.

 

Bom pessoal, por esse mês foi isso. Algum de vocês já tinha ouvido falar nisso?! Como o a data é de origem celta alguns países da Europa também o celebram.

 

Desculpe a falta de fotos, mas achei que seria legal compartilhar esse momento com vocês porque nunca tinha ouvido falar antes disso e preciso dizer que passar a noite ali assistindo a fogueira pode parecer chatinho, mas é beeem legal. As diferentes formas que o fogo toma é uma coisa que encanta a gente, haha.

 

Beijo, beijo.

 

bonfire night 05

bonfire night 06

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]