site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Startup cria solução para contratação de criativos0 comentário

Tecnologia

Tamanho da fonte A A

Publicado em 30/01/2019 09:57

 

Recrutar profissionais  do segmento criativo, comunicador e de TI via internet é uma realidade. A startup Comoequetalá, do Centro Oeste, se tornou a principal referência para contratação de profissionais deste segmento, como designers, publicitários, jornalistas e profissionais de marketing digital, além das categorias de TI como desenvolvimento de aplicativos, bots e jogos.

Apesar dos índices recorde de desemprego no Brasil, a startup Comoequetalá viu, surpreendentemente, em 2017, o número de vagas publicadas no site aumentar em aproximadamente 20%, chegando à marca de 2.573 só nas áreas de Economia Criativa. Em 2018, esse número aumentou mais de 100% em relação a 2016, com uma média aproximada de 300 novas oportunidades publicadas a cada mês. O maior número de vagas publicadas são de trabalho fixo, mas também existem as de estágio e trabalho freelancer. A área que lidera o número de vagas é Publicidade, seguida de Design, Marketing e Tecnologia.


De acordo com a SED-GO, a Economia Criativa representa 6,9% do PIB goiano, empregando quase 300 mil pessoas e com uma remuneração anual total de R$ 5,2 bilhões. Um setor em plena expansão, que vem aumentando cada vez mais sua participação no PIB do estado, além de ser uma área que conta com elevado capital humano, fatores fundamentais para o aumento da produtividade e da inovação na economia (http://www.sed.go.gov.br/economia-criativa/economia-criativa.html


Com a plataforma de recrutamento criada exclusivamente para este segmento, 18 mil oportunidades de trabalho foram divulgadas ao longo de nove anos. Trabalho esse que envolveu mais de 3 mil publicadores e 60 mil profissionais, com uma média de 6 mil visualizações de página a cada dia.


Recentemente, foram incluídas novas funcionalidades na plataforma, como publicação de portfólio e currículo para facilitar a aplicação dos candidatos às vagas com apenas 1 clique. Além disso, o processo de candidatura ficou mais seguro, com a necessidade do cadastro mais completo por parte das empresas evitando a divulgação de oportunidades falsas dentre outras coisas. Dois meses e meio após o lançamento das novas funcionalidades, mais de 3.300 profissionais já cadastraram seus currículos e portfólios, assim como mais de 450 empresas concluíram seu cadastro detalhado para publicação de novas oportunidades.


O processo é simples. Como no Facebook, cria-se seu usuário que será o administrador da página, depois a página da empresa. A partir daí é só criar a oportunidade. Dependendo da oportunidade são de 30 a 60 candidatos em poucos dias. A seleção é feita na própria plataforma, sem que a empresa precise sair de site em site observando portfólios.


Complementando as vagas, a startup foi mais além e pensou não somente na conexão entre candidato e contratante, mas também no resultado qualitativo desse encontro. Desde o início, os sócios Janaina Coe e Fabiano Figueiredo, ambos profissionais oriundos da área de comunicação, fazem juntos a curadoria de cursos, eventos e workshops que são ofertados aos candidatos e também às contratantes. Com a nova plataforma a intenção é unir todas as necessidades deste ciclo de habilidades, trabalho e renovação constante do conhecimento num só ambiente, tudo direcionado por algoritmos inteligentes que serão encarregados de fazer a melhor combinação de acordo com os desejos das partes.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]