site logo
 

PUBLICIDADE

img

Projeto 'Leitura & Resistência' recebe inscrições 0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 17/01/2019 07:59

Ana Elisa Ribeiro
 

Adamo Alighieri


O projeto Leitura & Resistência recebeinscrições, até o dia 30 de janeiro, para minicurso, oficinas, palestras e bate-papos. Os interessados devem acessar o site www.even3.com.br/leituraeresistencia . Todas as atividades serão gratuitas, realizadas em fevereiro. A iniciativa pretende estimuar leitura e a formação de leitores, com foco na qualificação de profissionais da cadeia produtiva do livro e na circulação da produção gráfica e literária do Centro-Oeste. O projeto conta com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura e realização da NegaLilu Editora e da Casa da Cultura Digital.

 

As seis oficinas programadas contemplam capacitação e qualificação profissional nas áreas de revisão, escrita criativa, artes visuais e autopublicação. A agenda de atividades práticas se inicia com “Revisão do texto literário: leituras, liberdades e licenças”, na condução da escritora e professora Ana Elisa Ribeiro (MG), no dia 7 de fevereiro, às 9 horas, no Centro Cultural UFG.

 

“Nem todas as cartas de amor são ridículas – oficina de autodeclaração de amor a (m)eu corpo abjetificado” é o título do trabalho proposto pela poeta e editora Tatiana Nascimento (DF), no sábado (9/2), às 9 horas, no Sindicato dos Jornalistas de Goiás. No mesmo local, às 14 horas começará a Oficina de criação poética “Erotismos, atravessamentos e afetos: outras narrativas, outras vozes no tecido textual”, com a poeta e professora Cristiane Sobral (DF).

 

O artista visual Luiz Antena compartilhará conhecimentos sobre a linogravura (ou linoleogravura), que é um processo de gravura muito semelhante à xilogravura (gravura em madeira). Durante a oficina marcada para o domingo (10/2), às 14 horas, na Vila Cultural Cora Coralina, ele orientará os participantes sobre processo de impressão, desde a criação da matriz da linogravura até sua aplicação no papel.

 

“A cidade como oráculo, o caminhar como leitura, o corpo como um lugar no mundo”, essa é a trilha que orientará as práticas da oficina “Autoetnografia desenhada: a experiência corpo-lugar”, conduzida pela artista visual goiana Sophia Pinheiro, residente no Rio de Janeiro. A proposta será iniciar processos de investigação sobre a relação entre os desenhos e a autoetnografia, segundo a instrutora, que é doutoranda na área de Antropologia pela UERJ.

 

 Fechando a programação de oficinas do Leitura & Resistência, os psicólogos e zineiros Rico Lopes e Delza Eloy (GO) conduzirão a Oficina Publique-se, que introduz técnicas criativas para produção de zines, os antigos fanzines. Com 6 horas de duração, a atividade será realizada nos dias 12 e 13 de fevereiro, das 14h às 17h, no IFG (em frente ao Mutirama).

 

 

Além das oficinas, o Leitura & Resistência também receberá inscrições para as atividades discursivas. A pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil” (2016) será o tema da palestra de análise crítica realizada pelo professor Rildo Cosson (DF), com mediação de Micheline Lage (IFG-GO), no dia 8 de fevereiro (sexta), às 14 horas, no Centro Cultural UFG. A quarta edição da “Retratos da leitura no Brasil” constata que o Brasil tem 104,7 milhões de leitores, cerca de 56% da população brasileira, que agora se aproxima de 207 milhões de habitantes.

 

A leitura será também o tema condutor do minicurso que será ministrado pela escritora e professora Ana Elisa Ribeiro, no dia 6 de fevereiro (quarta), às 18h30, no Centro Cultural UFG. “Leitura ontem e hoje: modelos, suportes, tecnologias” trata das práticas de leitura atuais inseridas em um contexto de mudança e diversidade tecnológica,  assumindo um ponto de vista conciliador, criativo e não excludente do leitor cego e de baixa visão. Atividade destinada a coordenadores pedagógicos, professores, pais/mães, bibliotecários, estudantes e interessados na formação de leitores.

 

“Não existirá uma política pública séria e eficaz para o Livro, para a Leitura e para a Escrita, sem dedicação à formação de leitores desde a Educação Infantil e também dedicado à qualificação de leitores de todas as idades”, defende a professora Micheline Lage, coordenadora do Leitura & Resistência. A essência dessa discussão atravessará o bate-papo “Melhores práticas de gestão e dinamização de bibliotecas”, no dia 12 de fevereiro, às 15 horas, no Centro Cultural UFG. A atividade reunirá gestores de bibliotecas públicas e privadas de Goiânia, além de mediadores de leitura e contadores de histórias.

 

Grande aliadas na difusão da leitura, a livraria também será assunto neste fórum instalado pelo Leitura & Resistência. No dia 9 de fevereiro (sábado), às 16 horas, na Vila Cultural Cora Coralina, está marcada a roda de conversa “Livrarias de rua como espaço de resistência e transformação social”, com a participação da Avoar Livros, Mandrake Comic Shop, Livraria Leodegária, Livraria Palavrear, Pomar Livraria.

 

“Evidências de inovação no mercado editorial” será outro bate-papo que abordará de forma complementar as discussões sobre o livro, a leitura e a escrita, que motivam a realização deste evento. Esta roda de conversa está programada para 10/2 (domingo), às 16 horas, na Vila Cultural Cora Coralina, durante a feira e-cêntrica de publicações independentes. Os editores convidados serão João Varella (Lote 42, SP), Larissa Mundim (NegaLilu, GO), Lucas Gehre (LTG, DF) e Rachel Gontijo (A Bolha, DF).

 

Por fim, o programa prevê visita técnica ao Ateliê Tipográfico da UFG, no Campus 2, no dia 14/2, às 14 horas. Na ocasião, o grupo visitante será recebido pelo diretor do CEGRAF, Antonio Corbacho Quintella e compartilha ideias sobre “Técnicas de impressão: resgate do fazer analógico e artesanal para a produção gráfica-literária”. O Ateliê Tipográfico da UFG é um dos poucos em atividade, no Brasil, com uma máquina Linotipo em perfeitas condições de uso.

 

Leitura & Resistência:
4 a 14 de fevereiro 2019, Goiânia/GO

Inscrições abertas: www.even3.com.br/leituraeresistencia
Atividades gratuitas

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]