site logo
 

Associação dá dicas para melhorar comportamento dos cães0 comentário

Mundo Pet

Tamanho da fonte A A

Publicado em 05/05/2021 23:38

 

A Associação de Proteção Animal Patas Para Você selecionou 4 dicas para educar e mudar o comportamento do seu cão para melhor. Quem já teve ou tem um cachorro sabe o quanto é difícil educar um pet. Ainda mais quando são filhotes. Não importa a raça ou o tamanho, eles estão sempre dispostos a pular e brincar. Parece que a energia não tem fim. É comum, na ausência do dono, o cão fazer bagunça, morder os móveis, sumir com chinelos e sapatos. 

 

A melhor forma de lidar com um cão bagunceiro ou indisciplinado é estabelecer limites e ensinar a ele o que é certo e errado. E não adianta apenas dar bronca e deixá-lo de castigo. Especialistas em comportamento canino afirmam que os cães não sabem associar a bronca com o fato de terem mordido o pé do sofá, por exemplo. 

 

Vários estudos mostram que a melhor maneira de educar o cão é oferecendo recompensas positivas. Ou seja, quando ele se comporta bem. Mas como fazer isso? Existem algumas atitudes e sugestões que podem ser aplicadas na rotina de cachorros de qualquer idade. 

 

1 Mantenha uma rotina

Crie uma rotina com seu amigo de estimação. Faça as mesmas atividades diariamente nos mesmos horários. É importante também manter uma rotina de passeios com foco na saúde física e emocional do pet. O exercício vai evitar energia acumulada e refletir em um melhor comportamento dentro de casa. 

 

2 Evite broncas e punições 

A atitude de bater nos animais de estimação ou colocá-los de castigo se tornou ultrapassada. De nada adianta amedrontar o cachorro. O efeito pode até se revelar ao contrário, deixando-o traumatizado. Vale manter o tom de voz firme, mas sem agressividade, buscando alertar o animal de forma sutil, sem que a confiança e a amizade de cão e dono seja abalada. 

 

3 Crie recompensas positivas

Quando o assunto é educar cães, boa parte dos especialistas indicam técnicas de reforço positivo. Na prática, significa recompensar seu pet pelo bom comportamento. O método serve tanto para ensiná-lo a fazer as necessidades no local adequado ou treinar truques. Os prêmios podem ser petiscos, brinquedos, ou até mesmo elogios e carinhos.

 

4 Se o caso for difícil, procure ajuda profissional

Vale a pena quando o cão não demonstra aprender facilmente e insiste em repetir o mau comportamento. Para isso, existem diversos caminhos. No caso do adestramento, vale buscar boas referências e investir no adestramento. Esse serviço especializado, em alguns casos, é a melhor saída para corrigir atitudes e mudar a mente do seu amigo para melhor.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]