site logo
 

Dicas para auxiliar pets com medo de fogos de artifício0 comentário

Mundo Pet

Tamanho da fonte A A

Publicado em 14/12/2021 00:29

 

Os cães têm uma audição aguçada que faz com que detectem sons a longa distância. No caso da queima de fogos, os pets ouvem o barulho em uma frequência diferente dos humanos e não conseguem identificar a origem do ruído, com isso o interpretam como uma ameaça o que desperta sentimentos desconfortáveis no animal. É comum que os cães se escondam, e em casos graves a fobia pode até mesmo provocar a fuga ou acidentes graves.

 

Com isso, as festas de fim de ano podem ser desafiadoras para os pets. O primeiro passo para tornar o momento menos estressante para o cãozinho é identificar se ele tem medo dos artefatos, em caso afirmativo, o tutor deverá investir em uma série de medidas que podem auxiliar na manutenção do bem-estar do animal.

 

Em caso de fobia, o ideal é buscar auxilio profissional para que seja possível buscar alternativas para ajudar o pet colocando sempre sua segurança e bem-estar em primeiro lugar. Além disso, existe no mercado, um produto que é a cópia sintética do odor materno canino que quando presente no ambiente, é capaz de transmitir ao cão a sensação de bem-estar, conforto e tranquilidade. Esse produto pode ser utilizado no ambiente para melhorar o bem-estar do pet durante a queima de fogos.

 

Para superar esse e outros desafios que as festas de fim de ano impõem  a pets e tutores, a médica-veterinária e gerente de produtos da Unidade de Pets da Ceva, Nathalia Fleming listou 6 dicas para ajudar nesta missão. Confira:

 

Atente-se ao comportamento do pet

O cão pode manifestar o medo de fogos em qualquer fase da vida. Desta forma o tutor deve ficar atento a sinais como tremores, rabo entre as pernas, corpo curvado e orelhas abaixadas. Além disso, ele pode ter mudanças comportamentais, como procurar se esconder pela casa, buscar pelos tutores, latir em excesso ou ficar agressivo com outros cães.

 

Faça associações positivas

O ideal é que ao longo da vida do cão sejam feitas associações positivas com os sons de fogos, iniciando o processo logo na infância, fase onde o animal está mais aberto a novas descobertas. Desta forma o jovem animal entenderá o barulho como algo “normal” dentro da rotina.

 

Gastar energia é importante

O acúmulo de energia pode deixar o pet mais estressado e contribuir para um maior desconforto, o ideal nestas datas  é  proporcionar um dia com mais atividades físicas e mentais para os pets, isso irá fazer com que os animais gastem energia e fiquem mais relaxados no período noturno, onde tipicamente ocorre o barulho dos artefatos.

 

Prepare o ambiente para segurança do pet

Durante a queima de fogos o ideal é deixar os cães em locais onde seja possível minimizar o barulho externo. É importante que ele já esteja habituado a esse lugar, e o tutor pode colocar músicas, em um volume um pouco mais alto, para ajudar a abafar o som dos fogos.

 

Distraia o pet durante a queima de fogos

Uma vez que o pet já está nesse local protegido o tutor pode tornar o momento agradável oferecendo ao cão seu petisco preferido e brincando com ele. Dessa forma o animal fará uma associação positiva com aquele cenário.

 

A companhia do tutor é fundamental

O ideal é que o tutor fique próximo do pet, que no momento de medo pode querer pedir colo ou simplesmente buscar ficar ao seu lado. A simples proximidade com o tutor irá ajudar a acalmar o animal.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]