site logo
 

Como conviver com a chegada dos vestibulares?0 comentário

Colunas > Repórter Teen

Tamanho da fonte A A

Repórter Teen

Por Andressa B. Viana

15 anos, aluna do 2º ano do ensino médio

Publicado em 13/04/2008 12:33


Todo jovem estudante que ainda não passou pelo terror do 3° ano do ensino médio tem em mente que ainda há tempo de aproveitar os finais de semana: baladas, churrascos e até mesmo programas familiares. Mas e quando chega o seu último ano colegial? Toda essa rotina deve ser mudada? Dentre tantas perguntas, essas são algumas que mais atormentam os jovens vestibulandos. O que se deve evitar é não buscar o exagero, conter as pressões dentro de casa e do próprio colégio, e saber lidar com os momentos de lazer durante uma semana de estudo.

 

Muitos alunos acreditam que a carga horária de estudo deve aumentar excessivamente. Mas será? Não necessariamente. O vestibulando precisa estudar um pouco todos os dias, pois dessa forma ele terá uma disposição maior para estudar todas as matérias em uma semana. Uma forma que vem dando muito certo, e que há um bom tempo os colégios sugerem, é a construção de uma tabela de estudo, em que o aluno organiza melhor o horário destinado a cada matéria que mais pesará em seu vestibular.

 

Nessa etapa tão determinante na vida de cada estudante, destaca-se a grande procura aos psicólogos, a fim de que estes auxiliem a lidar com o stress e com tantas pressões ao seu redor. A melhor forma é manter-se equilibrado. Primeiramente, o estudante deve estar seguro do curso escolhido e não deixar ser influenciado por ninguém. Posteriormente, deve objetivar a vaga na universidade escolhida e acreditar que é capaz de entrar nela. Diante de tantas pressões, é importante buscar maneiras para dissipar todo stress (práticas esportivas) e assegurar-se de que fez uma boa preparação.



O foco de estudo deve ser sempre mantido, porém é necessário que o tempo de descanso faça parte do cotidiano de cada candidato ao vestibular. É aconselhável que esse período seja realizado nos finais de semana, tanto para descansar, quanto para sair com amigos. As baladas, cineminhas e as saídas com a família podem e devem ser feitas. A chave para uma boa organização é manter limites.

 

Ter metas e controle, tanto do estudo, como dos momentos de lazer, fazem um vestibulando obter sucesso significativo. Para todos aqueles que estão na luta por uma vaga, é importante lembrar-se que a grande recompensa será uma vida universitária menos preocupante e sem as pressões do pré-vestibular.

 

Dê a sua opinião sobre esta coluna. Mande a sua sugestão
de tema, comente o assunto abordado na semana.
Envie um e-mail para [email protected]

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

(62) 9946-0186

[email protected]