site logo
 

Intercâmbio0 comentário

Colunas > Repórter Teen

Tamanho da fonte A A

Repórter Teen

Por Isabela porfirio

-

Publicado em 09/10/2011 12:36

 

Quem nunca pensou em fazer intercâmbio algum dia? Seja ele com a intenção de estudar, fazer algum outro curso, aprender outra língua, outras culturas, para ganhar experiências ou até mesmo para conhecer outros lugares, sair um pouco da rotina e se divertir?A oportunidade de viver em um país diferente é única, mas você deve ter certeza de que está bem preparado, já que tudo isso pode não ser tão fácil. E essa oportunidade vem ‘martelando’, cada vez mais, a cabeça, principalmente, dos adolescentes. Com as seguintes questões: fazer ou não fazer? É melhor agora ou mais tarde? Quanto tempo ficar? E as respostas para essas e outras perguntas freqüentes podem vim a partir da sua decisão!

A primeira coisa que se deve fazer é ter um objetivo, não importa qual seja, mas você já deve ir decidido sobre o que pretende fazer por lá, até mesmo para que possa aproveitar bem o tempo que ficará vivendo fora.

Outro fator importante é fazer um planejamento de quanto tempo pretende ficar e, principalmente, planejar as finanças. No exterior, muitas coisas são bem mais baratas do que aqui. Por isso, prever, mesmo que seja aproximadamente, suas despesas por lá, faz com que você não comprometa seu dinheiro e tenha o suficiente para as despesas necessárias. O ideal é levar um cartão internacional pré-pago, recarregável, e um pouco de dinheiro em espécie também, para as primeiras despesas.

 

Um alerta para quem tem planos de viver fora do país por um tempo, é ter toda a sua documentação em dia, arrumar o passaporte, conseguir os vistos dos países a serem visitados, tomar as vacinas necessárias e conhecer melhor o local onde viverá, estudará e hospedará.

 

Jamais pense em fazer intercâmbio para um país sem saber sobre a sua cultura, comidas típicas, religião, curiosidades, transporte e principalmente o clima.

 

Se você não domina o idioma do país em que pretende fazer intercambio, não se preocupe. Isso não é problema. Normalmente, o objetivo dos programas de intercâmbio é justamente aprender uma língua estrangeira, unindo o útil ao agradável.

 

Hoje em dia, os pacotes para intercâmbio mais procurados pelos jovens são para estudar inglês no Canadá. Em segundo lugar, está os Estados Unidos, seguido pela Inglaterra. A Austrália e a Nova Zelândia também são bem procuradas. A África do Sul começa a figurar na lista dos destinos procurados.

 

E lembre-se que fazer intercâmbio vai além do que estudar ou trabalhar. Ter uma experiência em outro país transforma sua visão de mundo, amplia sua cultura, além de fazer você rever seus valores e abrir sua cabeça para novas idéias e crenças. Faz você enxergar outros pontos de vista, ter outra forma de pensar, agir, encarar e resolver problemas e determinadas situações. Isso nos faz crescer profissionalmente, pessoalmente e emocionalmente.

 

Querendo ou não, essa experiência te deixa mais independente e confiante. Afinal, para viver em outro país sozinho, você terá que se arriscar, e se virar para conseguir o que quiser.

 

A experiência do intercâmbio pode ser incrível, não importa a idade, sempre vale a pena viver algo novo e diferente do normal!

 

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

(62) 9946-0186

[email protected]