Filme sobre Fernando Pessoa é gravado com celular | 0 comentário |
Tecnologia
Publicado em 13/05/2021 00:03
Com base na obra Note for a thriller, or film, escrita há quase cem anos, a Samsung Portugal desafiou o diretor Pedro Varela a dar vida à obra utilizando as câmeras do Galaxy S21 Ultra 5G. Assim nasceu O Ídolo, uma história em que intriga, mistério e suspense se cruzam com a disputa por um objeto precioso a bordo de um navio transatlântico. A estreia ocorreu ontem (12/05), em Portugal. Assista aqui.
Lançado em 2011, o livro Fernando Pessoa - Argumentos para Filmes mostrou uma nova faceta da vida e obra de Fernando Pessoa, um dos mais importantes poetas da língua portuguesa, destacando o seu interesse pelo cinema e pela dimensão artística sob a perspectiva autoral. A obra apresenta argumentos originais (com tradução em português, inglês e francês) que refletem, em sua maioria, temas referentes ao mundo pessoano, como as múltiplas identidades do ser e a curiosidade pela natureza humana.
Para a produção do curta, foi recriada a Ecce Film, produtora pensada e desenhada por Fernando Pessoa. "O Ídolo" é escrito e dirigido por Pedro Varela, com produção da Blanche Filmes.
O Ídolo nasce de uma obra inédita, escrita há quase cem anos, em que diversos personagens recebem a difícil missão de transportar um objeto de valor incalculável a bordo de um navio que faz a travessia transatlântica entre Nova Iorque e Southampton. Esse jogo arriscado, que mais parece um estudo sobre a natureza humana, é o ponto de partida para uma aventura onde ninguém é quem realmente parece ser. A história, apresentada em formato de curta-metragem, tem duração de 20 minutos, revelando-se o primeiro filme produzido a partir de um argumento de Fernando Pessoa.