site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Governo e UFG vão replicar tecnologia utilizada na Nasa0 comentário

Tecnologia

Tamanho da fonte A A

Publicado em 26/02/2020 15:18

 

Júnior Guimarães


Já estão em discussão os detalhes para construção do primeiro Centro de Estudos, Monitoramento e Previsão Ambientais (Cempa) do País, em Goiás, cujo modelo deverá ser replicado depois para as demais unidades federativas, como Rio de Janeiro e São Paulo. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) já aprovou a construção do Cempa. O estado deve contribuir com 50% do total de R$ 12 milhões previstos para estruturar o projeto. O restante será captado junto à iniciativa privada e outras instituições.
 
 
A expectativa é de que o Centro passe a funcionar em até três anos, sendo que, para 2020, R$ 1 milhão será liberado para a fase de capacitação profissional. O laboratório a ser construído tem como objetivo gerar estudos utilizando modelagem numérica e dados de satélite, permitindo gerar com precisão e nível inéditos a previsão do tempo para toda a região Centro-Oeste (intervalos de 5 a 10 dias), cenários climáticos e modelos de produção agroclimáticos, entre outros produtos.
 
 
Entre as aplicações possíveis destes dados estão projeções e estudos de potencial hidroelétrico, eólico e de energia solar do Estado de Goiás; apoio ao planejamento de localização de parques industriais; previsão do tempo em caso de desastres naturais e eventos extremos; e determinação de regime de precipitação e carga de água no solo, índices que auxiliam na agropecuária.
 
 
Os detalhes da implantação foram discutidos na última sexta-feira (21), em reunião no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, emtre o governador Ronaldo Caiado; o reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira; demais autoridades de instituições de ensino superior do Estado; uma representante do Ministério de Ciência e Tecnologia e dois pesquisadores goianos, que trabalham há cerca de três anos na Agência Espacial Norte-Americana (Nasa).
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]