site logo
 

PUBLICIDADE

img

Plataforma digital sugere projetos culturais para iniciativa privada0 comentário

Tecnologia

Tamanho da fonte A A

Publicado em 13/09/2019 12:52

 

Empresas instaladas em Goiânia podem apoiar financeiramente diversas iniciativas culturais por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que abre edital para artistas inscreverem seus projetos entre os dias 9 e 20 de setembro. Para interligar os projetos à iniciativa privada, a plataforma digital Culturalize-se é uma opção de consulta. 
 
 
 
“Neste site divulgamos gratuitamente os projetos já incentivados por leis de incentivo, vinculando os mesmos às empresas incentivadoras. Acreditamos que além de captar é importante expor ao incentivador o resultado do projeto que ele ajudou a viabilizar. Isso estimula que novos projetos sejam viabilizados”, lembra a empresária Carolina Adorno, da Brigde Eventos. Como destaque, a empresa criou e mantém a plataforma através de recursos obtidos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.
 
 
O ISS, Imposto Sobre Serviços, é um tributo cobrado pelas prefeituras municipais e pelo Distrito Federal. Em Goiânia, o tributo retorna à população através de benefícios aplicados na saúde, obras de mobilidade, cultura e outros.  A questão é que por desconhecimento ou entenderem esse processo de apoio como burocrático, que muitos contribuintes de ISS perdem a oportunidade de apoiar ou mesmo estar mais próximo de sua comunidade. Há ainda, a dificuldade do setor empresarial em selecionar o projeto que melhor se encaixa a cultura da empresa, enquanto o artista também enfrenta barreiras para acessar organizações, apresentando números, impactos ou benefícios da forma que é esperada pelo mercado.
 
 
 
Com a plataforma, os artistas ou líderes podem cadastrar seu projeto para ter apoio das empresas, mas desde que já inscritos na Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Após a inscrição e com o certificado de autorização da prefeitura, o artista pode acessar o site Culturalize-se, ir à aba “quero incentivo”, clicar na barra “solicite incentivo” e preencher seus dados acessando a opção “publique seu projeto”. Deste modo, o projeto estará disponível para obter ajuda.
 
 
 
Já as empresas podem acessar o site e verificar os projetos que estão disponíveis para incentivo. O site já divulga atualmente iniciativas socioculturais, que são possíveis graças ao apoio de empresas incentivadoras. Como empresas apoiadoras de projetos inscritos na Lei Municipal de Incentivo à Cultura elas estão vinculadas no site na aba “projetos executados”. Para outras empresas que desejam apoiar projetos socioculturais, há diversas iniciativas a serem analisadas através da opção “filtrar”, onde o usuário pode escolher por assunto, o trabalho que deseja apoiar.
 
 
 
Confira alguns projetos divulgados pela plataforma e viabilizados pela Prefeitura de Goiânia através da Lei de Incentivo à Cultura:
 
 
-Oficinas de arte “Brincando com Poteiro IV”, que alcançou cerca de 5 mil pessoas através de oficinas de arte para crianças da rede pública de Ensino de Goiânia, realizadas na sede do Instituto Antônio Poteiro.
 
 
-Fomento ao Sambagô, um grupo que ensaia todas às segundas-feiras às 19h30, no Cepal do Setor Sul, muitas vezes sob a luz do farol dos carros, sem estrutura alguma, sem banheiros, sem locais para assentar. O grupo resiste todos esses anos, arcando com as despesas com professor e o que mais for necessário para custear as apresentações. Através da Lei de Incentivo, foram pleiteadas aquisição de instrumentos, locação de espaço para ensaio e confecção de uniformes, dentre outros.
 
 
-Exposição Amauriy Menezes- Acervo ficou em exposição na Sala Amaury Menezes, no Museu de Arte de Goiânia, no período de 18 de dezembro de 2018 a 5 de fevereiro de 2019. A exposição homenageou o artista plástico Amaury Menezes, um dos fundadores do Museu de Arte de Goiânia. A mostra comportou 20 obras de Amaury Menezes, de tamanhos e técnicas diversos, pertencentes ao acervo do Museu de Arte de Goiânia.
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]