site logo
 

PUBLICIDADE

img

Votação na tela da TV é novo recurso para reality shows em 20210 comentário

Tecnologia

Tamanho da fonte A A

Publicado em 03/02/2021 22:58

 

Tem início neste ano a fabricação de uma nova tecnologia que promete revolucionar as votações em reality shows: trata-se do DTV Play, um middleware (software que oferece serviços a mais daqueles tradicionalmente disponíveis em um sistema operacional) que vai aumentar a interatividade do público com as atrações por meio de instrumentos diretos de intervenção.

 

De acordo com José Marcelo Amaral, presidente do fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD), os dispositivos que permitirão as plataformas em DTV Play já terão sua fabricação iniciada em solo brasileiro ainda este ano.  

 

Amaral reforça que, por meio da novidade, os televisores passarão a contar com mais interação entre a programação da TV aberta e recursos da internet. Ele destaca abaixo as três das principais mudanças que já poderão estar disponíveis para os reality shows deste ano.

 

Um dos momentos mais importantes (e tensos) dos realities é a hora em que um dos participantes será eliminado do programa. Quem escolhe é o público de casa e, mesmo assistindo todo o programa pela TV, o telespectador que deseja votar é obrigado a se dirigir ao computador ou usar o smartphone. Com a chegada do DTV Play isso deve mudar. “A ideia é que o público passe a realizar a votação na própria tela da TV, utilizando apenas o controle remoto”, explica o presidente do Fórum SBTVD.

 

Outra inovação que o novo dispositivo promete revolucionar ocorrerá no campo do comércio pela TV, ou t-commerce. Não é de hoje que a televisão investe em tecnologias para comercialização dos produtos. Atualmente já é possível realizar compras por meio de um ícone que surge durante a programação no canto direito da tela. Ao clicar, as informações são exibidas e um QR code gerado para pagamento. O problema é que, mais uma vez, só é possível realizar a compra com a ajuda de um smartphone. “Com o T-commerce do DTV Play, será possível realizar todo o processo direto pela TV apenas com o controle remoto em mãos”, informa Amaral.

 

Se a impressão que se tem é de que o termo interatividade parece estar em todos os lugares, é porque ele realmente está. E, quando pensamos em possibilidades de interação utilizando a TV e a internet ao mesmo tempo, as oportunidades são infinitas. Imagine, por exemplo, um apresentador de reality show que recebe em tempo real perguntas de telespectadores. Ou se, em uma interação controlada, o público consegue se comunicar com os confinados para dar dicas de como realizar uma tarefa. “Essas são apenas algumas das ideias possíveis, mas as opções que temos nas mãos a partir desta relação que envolve TV, internet e um dos formatos mais prestigiados do momento, são realmente ilimitadas”, finaliza Amaral.

 

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]