site logo
 

PUBLICIDADE

img

3º Icumam Lab divulga lista de projetos audiosivuais selecionados por edital0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 26/02/2016 07:23

 

Quatro projetos audiovisuais de Goiás, três do Distrito Federal e dois do Mato Grosso foram selecionados para o 3º Icumam Lab, realizado pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente, com apoio do Fundo Estadual de Arte e Cultura. Conforme previsto em edital, as atividades de consultoria gratuita serão realizadas de 10 a 17 de abril. A lista dos trabalhos contemplados está sendo divulgada hoje (25), no sitewww.icumam.com.br/lab_2016 .

 

O terceiro edital do Icumam Lab recebeu, entre 11 de janeiro e 17 de fevereiro de 2016, 27 projetos audiovisuais de autoria de realizadores da região Centro-Oeste. O Estado de Goiás apresentou 12 projetos, além de sete provenientes do Distrito Federal e oito, do Mato Grosso.


Entre os projetos inscritos, estão cinco séries televisivas e 22 longas-metragens. A ficção é o gênero predominante, seguido de 11 projetos de documentário e dois de animação.  A comissão de seleção é formada por Fernanda de Capua (produtora e consultora audiovisual), Flávia Cândida (produtora cultural, curadora audiovisual e cineasta) e Rafael Sampaio (produtor, programador e curador de cinema e audiovisual).

 

Consultoria- Dramaturgia, roteiro, produção, linguagem, circulação entre outros aspectos relevantes na cadeia produtiva audiovisual, a serem considerados durante o desenvolvimento de um projeto, serão pauta de trabalhos realizados em pequenos grupos e em consultorias individuais, no mês de abril.

 

 

 

Além dos nove projetos selecionados por edital, o Icumam Lab também prevê a realização de três palestras abertas ao público em geral. A programação será divulgada pelo Icumam no dia 8 de março, quando as inscrições para estas atividades estarão abertas.

 

Confira a lista e sinopse de projetos audiovisuais selecionados para o 3º Icumam Lab:

 

Capitão Astúcia (DF)

Diretor: Filipe Gontijo

Produtor: Érico Cazarré

Gênero: Ficção

Formato: Longa-metragem

Sinopse: Um garoto desiludido consegue emprego como auxiliar de um letreirista de gibis – e isso acontece bem no dia em que o homem decidiu se tornar super-herói. A família teme pela saúde do herói idoso e a dupla começa uma aventura em que o principal adversário é o ceticismo dos que não acreditam que vale à pena sonhar um sonho impossível. O filme é uma livre adaptação do romance Dom Quixote e, como o livro, traz uma bela mensagem sobre a luta por um sonho.

 

Cu de Boi (GO)

Diretor: Belém de Oliveira

Produtor: Wadih Elkadi

Gênero: Documentário

Formato: Longa- metragem

Sinopse: Um filme inspirado pela ideia de Pasolini, segundo a qual existem duas formas de se jogar futebol: a da prosa e a da poesia. Através de um percurso artístico-histórico sobre essas duas formas de se jogar futebol, descobrimos como a forma poética foi posta de escanteio no decorrer das últimas décadas e como tudo isso está intimamente relacionado às mudanças sócio-econômicas da segunda metade do século XX. A desvalorização do futebol tomado como arte é a revelação da predação de um modo de vida mais lúdico e solidário.

 

Escola Filhote Selvagem (DF)

Diretor: Renan Montenegro

Produtor: Akira Martins

Gênero: Animação

Formato: Série de TV

Sinopse: Na Escola Filhote Selvagem, os alunos aprendem, desde cedo, a enfrentar suas dificuldades e superar limites. Observando e se conectando com a natureza e entendendo sua relação com o mundo, os filhotes têm contato com conceitos valiosos como amizade, coragem, união, sustentabilidade, respeito, diversidade, persistência e, lógico, um pouquinho de disciplina, afinal, o que se espera de uma escola coordenada pelo Diretor Leão? Nessa aventura, todos os alunos têm espaço para protagonismo e ninguém é mais importante que ninguém.

 

(Fronteiriço) F60ponto31 (DF)

Diretor: Antônio Balbino

Produtor: Cauê Brandão

Gênero: Documentário

Formato: Série de TV

Sinopse: “Para quem me critica e para quem gosta de mim: Sou Borderline e daí, vai encarar essa? Ou me ame ou me odeie”. É assim que Ana Pitty começa a conversa sobre dores, vazio, família, relacionamentos... Nos braços, cortes recentes. “Toda vez que a gente é representado, tipo nos filmes e tals, não consigo me identificar e nem meus amigos borders.” “Você já se cortou propositalmente com arame farpado?”

 

Oeste Outra Vez (GO)

Diretor: Erico Rassi

Produtora: Cristiane Miotto

Gênero: Ficção

Formato: Longa- metragem

Sinopse: Um triângulo amoroso desencadeia uma história de vingança, com os personagens se alternando entre caça e caçador, enquanto se deslocam pelo Centro-Oeste do país.

 

Quem tem medo de Luciene Carvalho? (MT)

Diretora: Juliana Curvo

Produtora: Taisa Saul Amiden Alves

Gênero: Documentário

Formato: Longa- Metragem

Sinopse: Quem tem medo da mulher negra, pobre, cuiabana, moradora do Porto, que surta e revela seus surtos em poesia? Quem tem medo da insânia da poeta mato-grossense Luciene Carvalho? A história dos surtos, da luta para não ser internada, da produção de um livro e de um espetáculo idealizado com o nome de Insânia: aquilo que não apresenta sanidade, que excede, demasiado, excessivo.

 

Solina (GO)

Diretora: Larissa Fernandes

Produtora: Lidiana Reis

Gênero: Ficção

Formato: Longa- metragem

Sinopse: Flor, uma jovem de 25 anos, está preste a se mudar da sua cidade natal, o isolado e calmo vilarejo de Solina, mas seu destino muda quando Pai Acácio, fundador da cidade, morre e o lugar passa a ser acometido por fatos estranhos e inexplicáveis, o tempo para e não anoitece ou chove na cidade, provocando uma imensa desolação nos moradores ao ponto de colocar a existência do vilarejo em risco. É neste tempo que João, um misterioso forasteiro, chega ao vilarejo e começa a ter um forte envolvimento com Flor.

 

Somos Tereza (MT)

Diretor: Danielle Bertolini

Produtora: Edilene Jortez

Gênero: Documentário

Formato: Longa- metragem

Sinopse: Acompanharemos o processo de transformação de mulheres comuns em Tereza de Benguela, a maior líder quilombola brasileira, equiparada a Zumbi dos Palmares. Um documentário performático ficcional sobre Tereza de Benguela, a Rainha do Quariterê.

 

Vento Seco (GO)

Diretora: Daniel Nolasco

Produtor: Thiago Yamachita

Gênero: Ficção

Formato: Longa- Metragem

Sinopse: A baixa umidade do ar resseca a pele dos moradores de Catalão. Sandro (54) trabalha no departamento de recurso humanos da mineradora Coopebrás e faz sexo regularmente com seu colega de trabalho, Ricardo (38), entre as árvores da floresta de eucalipto, que cerca a mineradora. Nas quartas-feiras, antes do trabalho, Sandro nada na única piscina da cidade. Foi à beira da piscina que conheceu Maicon (28). Sandro deseja Maicon, mas seus olhares nunca se cruzaram. Quando descobre que Ricardo e Maicon estão tendo um caso, Sandro, com um punhal em mãos, segue os dois amantes floresta adentro.

 

Suplentes

1° Suplente: Ferida Viva (DF)

Diretor: Renan Montenegro

Produtor: Gabriel Marchesini Palma

Gênero: Documentário

Formato: Longa- metragem

 

2° Suplente: Gênesis (GO)

Diretor: Kaco Olimpio

Produtor: Daniel Calil

Gênero: Ficção

Formato: Longa-metragem

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]