site logo
 

PUBLICIDADE

img

Acervo de Marcelo Solá e Éder Bonfim na Vila Cultural0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 05/08/2019 09:03

 

Dando início à programação do segundo semestre da Vila Cultural Cora Coralina, no dia 6 de agosto será aberta a mostra Coleções Goianas: Acervo Marcelo Solá e Éder Bonfim. A exposição irá contar com cerca de 70 obras de arte contemporânea e de arte popular, que cobrem a produção artística brasileira das últimas décadas. Esses desenhos, pinturas, gravuras, serigrafia, artesanato em madeira, esculturas, arte indígena, cerâmica, entre outras modalidades e técnicas, poderão ser vistos até o dia 7 de setembro, na sala Antônio Poteiro. Além da exposição da coleção, haverá uma individual, na sala Sebastião Barbosa, com dez peças da produção gráfica de Marcelo Solá, produzidas nos últimos dois anos. A entrada será gratuita e a exposição irá funcionar das 9h às 17h, de segunda a segunda.

 

O acervo do artista Marcelo Solá e do colecionador Éder Bonfim expressam o senso artístico de ambos e suas relações com as culturas e tradições populares brasileira. Solá conta que grande parte de sua coleção é composta por obras de amigos e pessoas que cresceram artisticamente junto com ele. “Muitas dessas obras são presentes ou trocas com grandes artistas. A coleção se caracteriza pela afetividade”, diz. As obras foram coletadas por eles, nas três últimas décadas, e apresenta obras de artistas contemporâneos consagrados, como o paulista Hidelbrando de Castro, o gaúcho Daniel Acosta e os goianos Pitágoras Lopes, Juliano Morais, Siron Franco e o próprio Marcelo Solá, e obras de artistas jovens, como Pedro Castelyn e Estevão Parreiras.

 

Éder Bonfim afirma que sua coleção teve início há aproximadamente 12 anos e que grandes partes das obras e objetos foram adquiridos durante viagens. Bonfim afirma que sempre se interessou não apenas por arte popular, Naif e objetos indígenas, mas pela história das peças e dos artistas que as produziram. “A minha relação com essa coleção se baseia na história de cada artista, na região onde eles vivem, no material que eles usam e em suas histórias pessoais e suas crenças religiosas”, conta.

 

De acordo com o coordenador da Vila Cultural e curador da mostra, Gilmar Camilo, a exposição é um apanhado de obras que expressam os caminhos da produção artística nos últimos anos. “A coleção de Solá e Bonfim é como um passeio pelo Brasil contemporâneo e antigo. São obras coloridas, densas, que tratam das religiosidades, do universo do cinema, dos quadrinhos e várias são obras curiosas, que tratam das lendas brasileiras, por exemplo”, afirma.

 

A proposta da Secretaria de Cultura de Goiás, por meio da Vila Cultural Cora Coralina, ao realizar essa exposição, é democratizar o acesso às artes visuais. “São obras que estavam dispostas em ateliês e locais particulares, onde apenas amigos e colecionadores têm acesso”, disse Gilmar. “Marcelo Solá e Éder Bonfim generosamente se dispuseram a ceder temporariamente essas obras para uma exposição que compartilhasse com um público maior essa riqueza artística e cultural, além do seu olhar e do seu senso de estética, que acabam por revelar ao público as influências de sua própria produção”, afirmou.  

 

O Secretário de Cultura de Goiás, Edival Lourenço, explica que a proposta da Secult e do Governo de Goiás é dar espaço para artistas goianos em todos os espaços culturais ligados ao Estado. “Temos essa proposta em todos os equipamentos públicos. A ideia é essa com as artes, o cinema, a literatura, a música, a dança, o teatro... A Vila Cultural Cora Coralina sempre incentiva a presença de artistas locais. Também aplicamos a mesma ideia ao Cine Cultura, onde exibimos filmes de cineastas goianos, ao Centro Cultural Oscar Niemeyer, ao Centro Cultural Octo Marques, ao Centro Cultural Martim Cererê e aos demais espaços”, justifica.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]