site logo
 

PUBLICIDADE

img

Antônio e Rocco Pitanga no 'Teatro em Casa com Sesc'0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 06/07/2020 01:03

 

Foto: Leto Carvalho


O Sesc São Paulo divulga a programação da semana para o projeto "Teatro em Casa com Sesc". A iniciativa promove a transmissão diferentes trabalhos cênicos, direto da casa dos artistas, sempre às segundas, quartas, sextas e domingos, às 21h30.

 

Iniciando a programação da semana, na segunda-feira (6/7), Ondina Clais encenará Katierina Ivânovna, de Daniil Guink, a partir do romance de Dostoiévski. Katierina Ivânovna é uma das personagens de "Crime e Castigo". Nascida em uma família abastada, Katierina se recusa a aceitar um casamento arranjado e foge de casa com o homem que ama, um oficial de infantaria. Depois da morte do primeiro marido, abandonada pela própria família, exaurida pela tuberculose e pela miséria, para sobreviver e cuidar dos três filhos, Katierina se casa com o funcionário público Semión Marmeládov, pai de Sonia. A peça começa logo após o enterro do segundo marido, no momento que antecede suas exéquias - o almoço fúnebre em sua memória, tradicional entre os russos - que Katierina insiste em realizar, gastando o pouco dinheiro que lhe resta. A direção é de Marina Nogaeva Tenório e Ruy Cortez, e a classificação indicativa, 14 anos.

 

Na quarta-feira (8/7), Antônio e Rocco Pitanga (pai e filho) apresentarão o espetáculo "Embarque Imediato", que fala sobre o encontro entre um homem mais velho africano e um jovem pesquisador brasileiro, metaforizando o encontro entre a "África e a sua diáspora". Com texto inédito do dramaturgo Aldri Anunciação e encenação de Márcio Meirelles, a montagem é também a celebração dos 80 anos de Antônio. A peça trará a presença virtual da atriz Camila Pitanga, também filha de Antônio, que dá voz aos textos em off da montagem e faz aparições em vídeo.

 

Atriz icônica do teatro brasileiro e uma das fundadoras do Grupo Galpão, Teuda Bara já encenou em ruas, praças, pátios de escola e até em uma quadra de instituição presidiária. Agora confinada, ela compartilha memórias e revisita espetáculos no inédito "Queria Teatro", na sexta-feira (10/07). O trabalho parte, principalmente, de dois espetáculos encenados pela atriz: "Doida" e o recente "Luta". Com participação de Admar Fernandes (seu filho, que está em isolamento com a mãe), "Queria Teatro" é dedicado aos seus colegas de profissão, e traz uma performance original, poética e bem-humorada, que provoca reflexões sobre o próprio fazer teatral. Com dramaturgia de João Santos (autor do perfil biográfico de Teuda), a peça propõe uma abordagem íntima e se baseia nas experiências da própria atriz, brincando com a diversidade de formatos cênicos que ela já vivenciou.

 

Finalizando a semana, Hilton Cobra apresenta no domingo (12/7) o monólogo "Traga-me a Cabeça de Lima Barreto!". Escrita pelo diretor e dramaturgo Luiz Marfuz, para comemorar os 40 anos de carreira do ator e com direção de Onissajé (Fernanda Júlia), a peça mostra uma imaginária sessão de autópsia na cabeça de Lima Barreto, conduzida por médicos eugenistas, defensores da higienização racial no Brasil, na década de 1930. O propósito seria esclarecer "como um cérebro considerado inferior poderia ter produzido uma obra literária de porte se o privilégio da arte nobre e da boa escrita é das raças tidas como superiores?". A partir desse embate, a peça mostra as várias facetas da personalidade e da genialidade de Lima Barreto, refletindo sobre loucura, racismo e eugenia, a obra não reconhecida do autor e os enfrentamentos políticos e literários de sua época.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]