site logo
 

PUBLICIDADE

img

Arquiteto constrói maquete em homenagem a Goiânia0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 23/10/2021 02:11

 

Foto: Teth Musse


O arquiteto Nicolau Musse apresentou uma maquete que reproduz fielmente a antiga Estação Ferroviária, considerada uma das referências do patrimônio arte déco de Goiânia.

 

Filho de imigrantes libaneses nascido na cidade Guaxupé (MG), em 1944, Nicolau Calil Musse, 77 anos mudou-se para Goiânia aos 23 anos, em 1967, e se formou alguns anos depois em Arquitetura pela então Faculdade Católica de Goiás. Trabalhou durante 16 anos no antigo IPLAN, da Prefeitura de Goiânia, e seis anos na Secretaria Municipal de Governo.

 

Ele conta que a ideia da maquete da Estação Ferroviária surgiu para agregar força na criação de uma Associação Goiana de Ferromodelismo, que pretende contar a história das estradas de ferro goianas.

 

“É o meu desejo e de mais alguns com o mesmo hobby. Após apresentação da maquete ao secretário municipal de Cultura, Zander Fábio; e ao diretor técnico do Museu Frei Confaloni, Danilo Gomes, surgiu a oportunidade de expô-la na antiga Estação Ferroviária, como uma homenagem de um arquiteto ferromodelista tão bem acolhido por esta terra. Farei com o maior prazer”, comenta.

 

Atualmente, o arquiteto é aposentado e apaixonado por maquetes, e tem como hobby o Ferromodelismo, onde recria, há cinco anos, em uma maquete no seu ateliê, suas lembranças dos tempos de criança com as locomotivas e estradas de ferro.

 

“Há muitos anos eu construo essa maquete, que inclusive tem os movimentos reais dos trens, que percorrem os trilhos. Então, pelo aniversário de Goiânia, eu construí outra especialmente dedicada à Antiga Estação Ferroviária. A escolhi por ser um patrimônio tombado pelo IPHAN e uma das mais importantes representações da Art Déco em Goiânia. Foram 30 dias de produção e ela está aí prontinha”, afirma Nicolau.

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]