site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

PUBLICIDADE

img

Artista goiano Duda Paiva promove residência no CCUFG0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 05/09/2018 08:19

Dudu Paiva
 

Lu Barcelos


Intercâmbio cultural entre Holanda e Brasil, com pluralidade de linguagens e fazer cênico, assim será o terceiro bloco do prjeto Pontuação do Objeto, no Centro Cultural da UFG. Realizado desde o ano passado pelo artista Duda Paiva, goiano radicado em Amsterdam há mais de 20 anos, a iniciativa tem como foco o teatro físico de formas animadas. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de setembro, pelo e-mail [email protected] ou no primeiro dia de residencia. Elas custam R$ 100 (meia). Podem se inscrever diversos profissionais ligados ao teatro, dança, corpo, circo, educadores e alunos ainda em formação. A atividade será realizada de 10 a 21 de setembro.

 

Através da parceria entre a Duda Paiva Company, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Goiás (UEG), o projeto une de uma só vez pesquisa, formação e extensão em diferentes linguagens do corpo e das artes cênicas. A Pontuação do Objeto dá foco na profissionalização da metodologia baseada no diálogo entre dança contemporânea com o professor Kleber Damaso, voz e canto com Vanessa Bertollini, e pilates towel fletcher por meio do estudo do “toque poético” com Adriano Bittar.

 

Ao longo do workshop, Duda Paiva e os outros profissionais desenvolvem trabalhos e experimentos na mistura entre instrumentos narrativos, dança contemporânea e manipulação direta de esculturas feitas de espuma de borracha. "É teatro, dança, animação. Consiste em usar o corpo do manipulador como uma plataforma dançante para o boneco e vice-versa. Explora também o espaço para inspirar a imaginação e a criatividade dos participantes", explica Paiva.

 

Profissionais que integram a Duda Paiva Company participaram da residência já em dois blocos anteriores, onde compartilham seus conhecimentos através de aulas e, posteriormente, na criação de atos experimentais. Para este bloco, o bailarino holandês Timmy Velraeds estará na capital goiana para a troca de conhecimentos.

 

E o intercâmbio é vice-versa. Dois alunos que participaram desde a primeira etapa foram selecionados para se apresentar no Festival de Formas Animadas, na Bélgica, no final de setembro. Os jovens goianos já haviam realizado o show, intitulado O Visitante, no Festival do Boneco de Goiânia, em maio deste ano.

 

Criada em 2004 e com sede na Holanda, a Duda Paiva Company é uma das grandes companhias de teatro animado da Europa, onde viaja por todo o mundo apresentando seu repertório de espetáculos em festivais e mostras especiais. Também colabora com a profissionalização e formação cênica em diversos campos das artes. A presença do artista Duda Paiva em Goiânia para o workshop é possível através do apoio do FPK, Fonds voor de Podium Kunst, do governo holandês.

 

Duda atuou durante muitos anos na Quasar Cia de Dança, no Balé do Estado de Goiás e no projeto original Martim Cererê.

 

Serviço:
Pontuação do Objeto

Data: 10 a 21 de setembro
Local: Centro Cultural UFG
Horário: entre 9h e 13h

 

Inscrições
Até o dia 10 de setembro
Pelo e-mail
[email protected] ou no primeiro dia de residencia.
Preço: R$ 100 (meia)
Mais informações: 32096251

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]