site logo
 

PUBLICIDADE

img

Banda Liga Tripa se apresenta em Pirenópolis e Goiânia0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 20/07/2019 08:54

 

Marcelo Dischinger/Divulgação


A banda brasiliense Liga Tripa fará duas apresentações em Pirenópolis e Goiânia, no sábado (20) e no domingo (21). No show, intitulado Liga Tripa 35 anos, serão apresentadas músicas autorais, de alguns integrantes do grupo e outros parceiros que participaram ativamente da vida cultural de Brasília. A primeira apresentação será no sábado (20), às 20h30, durante o Manifestival EMANA (Encontros de Música, Arte, Natureza e Alimentação), no Ponto de Cultura COEPi, em Pirenópolis (GO). A entrada será gratuita. No domingo (21), será às 18h, no Estúdio Casa de Chá, em Goiânia. O ingresso custará R$ 10,00.

 

O grupo foi criado em uma época em que a capital do país era vista como uma cidade sem referenciais culturais próprios e hoje é considerado como fio condutor de toda uma geração de artistas locais e nacionais. No cenário árido dos tempos de ditadura, o Liga Tripa inventou seu próprio espaço ao começar a tocar e cantar nas ruas. “A gente ocupou um espaço que psicologicamente não pertencia à população”, conta Aldo Justo. Já no início dos anos 80, o grupo era apontado como “a cara de Brasília” e “o mais brasiliense dos grupos musicais”.

 

As apresentações do Liga Tripa sempre surpreendem pela ousadia e improviso. Seus temas são visões poéticas da paisagem do cerrado, da arquitetura brasiliense e do modo de viver numa cidade incomum. A criatividade dos integrantes também traz ao espectador a sensação de assistir a algo diferente no panorama da MPB e fusões rítmicas que caracterizam todo o seu trabalho musical: sambas sem sotaque carioca nem baiano, baiões e frevos com sabor candango, marcantes influências do jazz e da música experimental.

 

Um dos aspectos desse experimentalismo tornou-se marca registrada do Liga Tripa: o contrabaixo de origem africana construído artesanalmente, com uma corda só, que funciona como baixo ou como percussão. Essa originalidade sonora se completa com a mistura de violões, cavaquinho, flauta, percussão e vozes em coro.

 

Em 2015 o grupo lançou um disco com a retrospectiva de sua obra. O repertório está em um livreto/CD: Liga Tripa 35 anos, com fotos de eventos, shows e pessoas que integram o universo do grupo, contando histórias e momentos vividos em várias décadas de muita arte e música na rua e em palcos alternativos.

 

As apresentações contam com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal. Haverá espaço reservado nos shows para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção, com sinalização adequada e com um guia par recebê-las e orientá-las.

 

Serviço:
Data: 20/7 (Sábado)

Horário: 20h30
Local: Ponto de Cultura COEPi - PIRENÓPOLIS / GO
Entrada: Gratuita

 

Data: 21/7 (Domingo)
Horário: 18h
Local: Estúdio Casa de Chá, Rua 115-E (entrada), esquina com 115, Goiânia
Entrada: 10 reais
Classificação indicativa: 18 anos

A banda brasiliense Liga Tripa fará duas apresentações em Pirenópolis e Goiânia, no sábado (20) e no domingo (21). No show, intitulado Liga Tripa 35 anos, serão apresentadas músicas autorais, de alguns integrantes do grupo e outros parceiros que participaram ativamente da vida cultural de Brasília. 

 

Serviço:
Data: 20/7 (Sábado)

Horário: 20h30
Local: Ponto de Cultura COEPi - PIRENÓPOLIS / GO
Entrada: Gratuita

 

Data: 21/7 (Domingo)
Horário: 18h
Local: Estúdio Casa de Chá, Rua 115-E (entrada), esquina com 115, Goiânia
Entrada: 10 reais
Classificação indicativa: 18 anos

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]