site logo
 

Cabíria Festival exibe ‘Fogaréu’0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 13/07/2023 00:20

 

Divulgação: Cabíria Festival


A quinta edição do Cabíria Festival, dedicado à representatividade de mulheres e à diversidade nas telas, entre os dias 18 e 23 de julho, será híbrida, com atividades presenciais na Cinemateca Brasileira e na ESPM, em São Paulo, e exibição de filmes online para todo o país pela Spcine Play, no Telecine e na MUBI. A programação é gratuita, patrocinada pela Spcine.

 

Entre os filmes da programação presencial, está o longa “Fogaréu”, de Flávia Neves, com sessão única seguida de debate no dia 20, às 18h, na Cinemateca Brasileira. Essa será uma oportunidade para assistir à produção que acaba de ganhar três prêmios no Festin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, em Lisboa: ‘Menção Honrosa’; ‘Melhor filme do público’ (ficção) e ‘Prêmio Pessoa Melhor Realizador Ficção’. A retirada de senhas será com uma hora de antecedência.

 

Após a sessão de “Fogaréu”, a diretora e o produtor Thomas Sparfel participam de um debate com foco no desenho de produção, estratégia de internacionalização e de coprodução França - Brasil. A mediação será de Yolanda Barroso, produtora executiva de desenvolvimento.

 

Protagonizado por Bárbara Colen, Eucir de Souza, Nena Inoue, entre outros, “Fogaréu” tem produção Brasil - França e traz uma história que fica entre o real e o fantástico, entre o passado colonial e a modernidade avassaladora do agronegócio. Uma cidade de Goiás é o palco do encontro entre a jovem Fernanda e suas secretas e dolorosas raízes. A classificação indicativa é de 16 anos.

 

Esta 5ª edição do Cabíria Festival traz uma seleção de 16 filmes – entre longas e curtas – encontros profissionais e de criação. Além do inédito longa-metragem “Fogaréu”, de Flávia Neves; há a estreia nacional de “As Miçangas”, de Rafaela Camelo e Emanuel Lavor, indicado a melhor curta-metragem na Berlinale (2023), e a Sessão Telecine, em parceria com a marca especialista em cinema e a Embaixada da França no Brasil, do multipremiado “Saint Omer”.

 

Programação Paralela em Plataformas Parceiras 

 

Na Spcine Play, entre 18 e 23 de julho, estará disponível a obra completa de Everlane Moraes, a cineasta homenageada no festival. São eles: "Conflitos e Abismos: A Expressão da Condição Humana", "Allegro Ma Non Troppo", "La Santa Cena", "Aurora", "Pattaki", "Caixa D'Água: Qui-Lombo é esse?", "A gente acaba aqui" e "Monga, Retrato de Café". Nos dias 22 e 23, será a vez dos curtas-metragens de outras diretoras: “Eu, negra”, “Se trans for mar” e “Yuri u xëatima thë" (A pesca com timbó)”, além do longa “Fogaréu”. 

 

O Telecine é parceiro do Cabíria Festival Audiovisual e terá especiais dedicados ao evento. No canal Telecine Cult, o “Especial Cabíria Festival” vai ao ar em 19 de julho, a partir das 16h, com a exibição dos nacionais: "A Porta ao Lado", "Que Horas Ela Volta?", "Medusa" e "Regra 34". Já no catálogo do Telecine, disponível no Globoplay e via operadoras de TV por assinatura, a cinelist Cabíria Festival reúne títulos com direção feminina. A seleção conta com os filmes: "Alvorada", "Boa Sorte, Leo Grande", "Corsage", "O corpo é nosso", "Mar de Dentro", "Medusa", "Na Hora da Virada", "Rafiki", "Retrato de Uma Jovem em Chamas" e "Três Verões".

 

A MUBI, distribuidora global e serviço de streaming com curadoria, disponibilizará entre os dias 19 e 23 de julho os filmes "Transviar", de Maíra Tristão, e "A Felicidade das Coisas", de Thais Fujinaga, destaques da programação do Cabíria Festival em 2022. Basta acessar Mubi e utilizar o cupom cabiriafestival.

 

O festival é uma realização da Ipê Rosa e Laranjeiras Filmes, com o patrocínio da Spcine, parcerias da Embaixada da França, Projeto Paradiso, Telecine, MUBI, Cinemateca Brasileira, ESPM, Goethe-Institut Rio de Janeiro, ABRA e Instituto Dona de Si, e apoios do Cardume Curtas, Travessia, Canal Curta, Curta!On, Globo, Elo Studios, Selo ELAS, Série Lab, FRAPA, Rota Festival, Filmicca, Ateliê Escreva Criatura, Ovo Design, Etc Filmes, Imprensa Mahon, Revista Piauí e Agência Febre.

 

 

SERVIÇO

Cinemateca Brasileira

Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo - SP

Programação de 19 a 21 de julho

Retirada de senha 1 hora antes de cada sessão/atividade

Masterclass e Estudo de Caso com inscrições prévias

Programação gratuita

 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]