site logo
 

PUBLICIDADE Fechar[x]

img

Cantoras goianas são as Flores de Goyá0 comentário

Vem Aí

Tamanho da fonte A A

Publicado em 23/11/2012 22:28


Projeto cultural de artes integradas reúne cantoras goianas em CD, que traz composições inspiradas no Cerrado e nas tradições goianas
 
Em 2010, a engenheira civil Tainá Pompêo começou a idealizar um projeto cultural independente de artes integradas vislumbrando criar um palco para que artistas pudessem expor seu trabalho para o público local.  Um ano mais tarde, ela iniciou as composições que deram origem ao CD Flores de Goyá, que marca a primeira edição do projeto e reúne sete grandes nomes da música goiana. Maria Eugênia, Débora di Sá, Karine Serrano, Bel Maia, Taís Guerino, Bia Tavares e Vanessa Oliveira, deram voz às canções da compositora, produtora e idealizadora do projeto Tainá Pompêo. As oito belas artistas são as Flores de Goyá.
O CD Flores de Goyá traz onze canções que têm como inspiração o exuberante Cerrado. Goiana, Tainá quis valorizar e homenagear seu Estado, falando da pluralidade e beleza da natureza, desenhando o Cerrado em poesia. As exuberantes cachoeiras, as queimadas de agosto, as chuvas repentinas que caiam na fazenda da família na infância da compositora, foram algumas das inspirações para as canções que compõem o CD Flores de Goyá. O nome “Flores” se refere às mulheres (compositora + cantoras); o nome “Goyá” a Goiás (grupo indígena do grupo dos Goyá, que teria habitado as margens do Rio Vermelho).
Tendo como protagonista a música popular goiana, o projeto tem o intuito de reunir diversas formas de manifestação artística feitas no Estado, como artes plásticas, poesia, artes circenses e dança. Na sua primeira edição, o Flores de Goyá tem parceria do artista plástico Amaury Menezes, que presenteou o projeto com 13 aquarelas, uma para cada canção e outras duas, que ilustram o encarte do CD.
O projeto e o CD Flores de Goyá serão lançados, em apresentação única, no dia 13 de dezembro, no Teatro do Colégio Marista, em um show que reunirá no palco as sete cantoras do projeto.
Portal Flores de Goyá
A canção “Pé d’Água”, interpretada por Maria Eugênia e primeiro single do CD, já está disponível na página do Portal Cultural Flores de Goyá, www.floresdegoya.com.br. Primeira música composta por Tainá, “Pé d’Água” é considerada a “menina dos olhos” do projeto. “Foi a primeira música que compus para o projeto, a abre-alas de tudo”, relembra. O intuito é que futuramente o site torne-se um espaço para divulgar discografias e a agenda dos artistas envolvendo o público goiano com a arte feita aqui e buscando realçar a cultura local.
Sobre Tainá Pompêo
O gosto pela música é traço genético. Integrante de uma família intimamente ligada à arte, seu bisavô paterno, Sebastião Pompêo de Pina, foi um grande patrono das artes de Pirenópolis, dando seu nome ao teatro da cidade. Do avô materno, escritor e poeta, ela herdou o dom da composição, da avó e da mãe, pianistas, o gosto pela música. Compositora nata desde os sete anos de idade, Tainá aprendeu, sem estudo formal de teoria musical, violão, piano, teclado, guitarra, bateria, contra-baixo e cajón. Porém, apenas já adulta, após graduada em Engenharia Civil, ela resolveu se entregar à paixão que nutre desde a infância pela música. Atualmente estuda música na Escola de Artes Veiga Valle.
 
Serviço:
Show de lançamento do CD “Flores de Goyá”
Data: 13 de dezembro (quinta-feira)
Hora: 20h30
Local: Teatro do Colégio Marista
Ingresso: 1 quilo de alimento não perecível ou 02 unidades de qualquer produto de higiene pessoal
 

PUBLICIDADE

img

Comentários

Deixe um comentário

Seu email não será divulgado

O autor do comentário é o único responsável pelo conteúdo publicado.

PUBLICIDADE

img

PUBLICIDADE

img

AGENDA

< >

img

Av. D, nº 419, sala 401, Ed. Comercial Marista

Goiânia - GO / CEP:74.150-040

[email protected]